DESIGN INTERNACIONAL, UNIQUE 0

Desfrutemos mais do ar livre / Tribù

Forma, cor, design. Qualidade, elegância, criatividade. Tudo conta nesta casa familiar de origem belga que, na década de 1990, começou a decorar terraços e jardins com peças de mobiliário de “alta costura”. 


Tom De Cock, filho do fundador da Tribù, sócio-gerente desta empresa familiar e embaixador da marca no mundo


“O meu pai tinha amigos designers que desenhavam as primeiras peças de mobiliário para o exterior”, começa por contar Tom De Cock, sócio-gerente há 12 anos e embaixador da Tribù, marca que desenhou o primeiro sofá para o exterior. “Isso aconteceu em 1998”, continua o filho do fundador que, por sua vez, revolucionou a perspectiva inerente ao terraço e ao jardim de uma casa.

Desde então, a marca nascida na Bélgica, somou experiência e ditou as tendências do mobiliário para o exterior concretizados com base no traço da autoria de designers de renome. A lista actual integra a dupla mundial Yabu Pushelberg; a arquitecta e designer italiana Monica Armani; o designer de produto italiano Piergiorgio Cazzaniga; o atelier de design espanhol Lievore Altherr Molina formado pelo trio Alberto Lievore, Jeannette Altherr e Manel Molina; os belgas (Marc) Merckx & (Pieter) Maes; o Studio Segers, de Wim Segers; o designer e arquitecto de interiores Fabiaan van Severen; o romeno Andrei Munteanu formado em design industrial na Alemanha; e o designer belga Ilia Eckardt.

A postura, acompanhada a par e passo pelo passar do tempo, deu corpo corpo a formas arrojadas, alinhadas com a simplicidade, arte a que atribuíram o chamado minimalismo. O objectivo é proporcionar a combinação perfeita com a natureza, “como a Rita [Soares] faz aqui”, diz Tom De Cork acerca do mobiliário da Tribù escolhido a dedo para integrar nos terraços de cada casa da Malhadinha Collection, da Herdade da Malhadinha Nova, turismo rural localizado em Albernoa, no concelho de Beja.


As peças de mobiliário exterior fazem parte da colecção Illum desenhada pela dupla Merckx & Maes


A selecção dos materiais utilizados na produção de cada peça das 21 colecções da marca belga, entre os naturais e os sintéticos, é outro dos aspectos apontados por Tom De Cock. Afinal, além do trabalho conceptual e de produção, é igualmente determinante a “aposta em materiais resistentes, para que possam ser utilizados em países com climas diferentes”. Para o efeito, a Tribù dispõe de tecnologia de ponta na fabricação dos seus objectos. 

O mesmo processo foi aplicado às cores. A selecção dos pantones é feita de acordo com as tonalidades predominantes no espaço em que as peças vão ficar dispostas e sempre com o factor natureza em destaque. A paleta está pejada de tons suaves disponíveis em diferentes tecidos e determinada pelo jogo de contrastes utilizado em pormenores. Estes são combinados com a sofisticação do desenho dotado, ora com uma abordagem geométrica, ora convertido nas linhas curvas, ora com a conjugação de ambas.

O todo é convertido, por fim, na evidência da elegância, desde as mesas e cadeiras aos sofás e às tão apetecíveis daybeds ou às loungers convidativas nos dias soalheiros, passando pelos chapéus de sol ou pelos tapetes. Uma infinidade de propostas aliadas ao ambiente, “de modo a dar espaço às pessoas para descansar, proporcionar o bem-estar, para que desfrutem no dia a dia”, declara o embaixador da marca. 

Com novidades a apresentar no Salone del Mobile, a decorrer entre 21 e 26 de Abril de 2020, em Milão, a Tribù continua a exportar o seu mobiliário para a Europa – com a Bélgica, a Alemanha, a Espanha e a Itália a liderarem a lista de compradores – além de outros países, como os Estados Unidos, o México, a Colômbia, o Panamá, o Canadá, a Austrália e Israel, cada objecto da Tribù se adequa aos mais variados estilos, seja na cidade, seja no campo, como é o caso da Herdade da Malhadinha Nova, que inclui peças da Tribù na decoração de terraços das suas casas (ler mais aqui) cuja reabertura está prevista para Março de 2020.



+ Tribù
© Fotografia: João Pedro Rato

[As fotos foram tiradas na Casa das Pedras, Herdade da Malhadinha Nova]

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

You Might Also Like

No Comments

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.