“Gatálogo” / Bruaá

Há quem os odeie. Há quem os venere. Há quem queira distância. Há quem não viva sem a sua incontestável soberana presença. Gatos.
Porém, todos têm de admitir que são seres a que não se fica indiferente, especialmente se gostarmos de trocar as voltas às palavras ou ler como olhos de ver, em gatos.

Assim, da mesma forma que Tóssan não conseguiu não nos trocar as voltas com a palavra Cão no seu “Cãopêndio”, reeditado pela Bruaá – “Mais de meio século depois da sua primeira edicão, decidimos dar nova vida a este precioso livrinho da autoria de um artista em nada inho, antes pelo contrário, bastante ão, ão.” -, também Miguel Gouveia e Joana Estrela acharam que o deviam fazer, agora, com a palavra Gato e dar-nos um “Gatálogo”.

Não se trata de um Gatafunho, mas sim de um livro viciante de 68 páginas onde até repensamos se Picasso não gostaria mais ver o seu estilo chamado de Abstgato.

A pedido de várias felinas famílias, e depois de muito minhau, e algum rinhau-nhau, eis o Gatálogo: o gatesco opúsculo que vem fazer companhia ao Cãopêndio de Tóssan. Um verdadeiro saco de gatos, onde podemos encontrar o abstgato, o naufragato, a gata-vento, o pizzigato, a psicogata e outros raros exemplares de iguais sete fôlegos. Um livrinho que leva uma palavra de gatidão e admiracão a Siné, o gatalisador, a Tóssan, o cãopendiador, e a todos os que fazem orelhas moucas ao miau feitio das palavras e com elas jogam ao gato-sapato.”

Vai conseguir resistir a esta novidade Bruaá?

Obrigatório ler e reler, rir e voltar a rir, por miúdos e graúdos. •

Bruaá
© Imagens: Bruaá Editora.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.