Teatro Nacional de São Carlos em Almada

O Teatro Nacional de São Carlos ruma a Almada nos próximos dias 17 e 18 de dezembro, uma quinta e sexta-feira, para dois Concertos de Natal, onde vão ser interpretadas obras de Franz Liszt, Gabriel Fauré e Camille Saint-Saëns.

A figura da Virgem e o Natal não poderiam deixar de ter lugar – e proeminente – no repertório deste concerto coral. É incontornável.
Tudo se iniciará, no palco do Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB) com o Inno a Maria Vergine, composto em 1869 por Ferenc Liszt, um dos mais influentes compositores do século XIX, pianista brilhantíssimo, professor, maestro. Liszt foi também um homem profundamente religioso, tendo-se tornado Abade depois de receber ordens menores na Igreja Católica. Assim, deixou dezenas de obras corais sobre textos e temáticas sacros, cuja significativa parte foi dedicada à Virgem Maria.
Prosseguir-se-á em França com música de Gabriel Fauré, um dos mais proeminentes compositores da sua geração. O Cantique de Jean Racine é uma das suas obras corais mais reconhecidas e amadas e musica um dos Hymnes traduites du Bréviaire romain de Racine, publicados em 1688. Fauré tinha apenas 19 anos quando o compôs.
Um dos professores de Fauré foi Camille Saint-Saëns e dele é a Oratória de Natal que encerrará o concerto. Escrita aos 23 anos, é uma partitura que continua a ser frequentemente executada por coros do mundo todo e que se inicia com uma homenagem, um Prélude (Dans le style de Sébastien Bach). Foi criada a 24 de dezembro de 1858, na Igreja de la Madeleine em Paris, sob a direcção do compositor.

Sem mais demoras, deixamos o Programa e a Ficha artística para reafirmar que é um concerto imperdível para quem se encontra por Almada.

Programa
Franz Liszt, INNO A MARIA VERGINE para coro, harpa e orgão.
Gabriel Fauré, TANTUM ERGO  para solista, coro , harpa e orgão, OP. 55.
Gabriel Fauré, CANTIQUE DE JEAN RACINE, OP. 11.
Camille Saint-Saëns, ORATÓRIA DE NATAL, para solistas, coro, harpa, orgão e cordas.

Ficha artística
Soprano Carla Caramujo
Meio-soprano Marta Magalhães
Contralto Carolina Figueiredo
Tenor Marco Alves dos Santos
Barítono André Baleiro
Violino Alexander Stewart
Violino Nariné Dellalian
Viola Céciliu Isfan
Violoncelo Ajda Zupancic
Contrabaixo Pedro Wallenstein
Harpa Carmen Cardeal
Orgão Nuno Margarido Lopes 
Direcção Musical João Paulo Santos
Elementos do Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Maestro Assistente Kodo Yamagishi
Elementos da Orquestra Sinfónica Portuguesa
Maestrina Titular Joana Carneiro

O Concerto de Natal realizar-se-á na Sala Principal do TMJB, dias 17 e 18 de dezembro, sempre às 21h00 e terá a duração de uma hora.

Não fique em casa. Rume ao Teatro e viva a cultura, com toda a segurança que o momento pede. •

+ TMJB
© Fotografia: Maestro João Paulo Santos, DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.