VI Ciclo de Concertos de Coimbra

A VI edição do Ciclo de Concertos de Coimbra irá decorrer a partir de amanhã, dia 28 até dia 30 de maio, contando com várias atividades presenciais em locais emblemáticos da cidade de Coimbra, e que serão complementadas por transmissões online através das redes sociais do evento.

A edição deste ano chega-nos sob o tema “pontes e (re)encontros”, de forma a “destacar a geografia da cidade que acolhe o evento, bem como o reencontro das pessoas com a fruição da arte e da cultura“. A programação para o VI Ciclo apresenta oito concertos de música clássica, com destaque para concerto de abertura que marcará simbolicamente o reencontro entre nações, através de uma cooperação entre a Orquestra Clássica do Centro, dirigida pelo Maestro romeno Constantin Grigore, e o solista romeno Jeffery Macsim, que se realiza no Grande Auditório do Convento São Francisco. Por sua vez, o concerto de encerramento irá ao encontro de um dos compositores mais celebrados dos nossos dias, Frédéric Chopin, interpretado pelo aclamado pianista Artur Pizarro. 

Os diversos concertos do Ciclo contam com um repertório vasto e diversificado que vai desde os corais de música antiga dos Moços do Coro até à contemporaneidade do H4nds Duo, este último que será o concerto solidário desta edição, cujas receitas revertem a favor ADAV- Associação de Defesa e Apoio da Vida e da LAHUC – Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Como já é tradição no Ciclo de Concertos de Coimbra, será dedicado um espaço especial aos talentos musicais emergentes da cidade. 

O Seminário Maior de Coimbra recebe o concerto do grupo de música de câmara OpuSpiritum Ensemble. A abrir o terceiro e último dia do Ciclo, o Maestro António Victorino d’Almeida irá revisitar o seu registo de exímio pedagogo, no Conservatório de Música de Coimbra. Destaque também para a estreia da Orquestra Arco Ribeirinho Sul, regida pelo jovem maestro e pianista, Leonardo Hilsdorf.

CONCERTOS
28 Maio
21h00 – Concertino de Dinu Lipatti e a Música Romena, Orquestra Clássica do Centro com Constantin Grigore (Maestro) e Jeffery Macsim (Piano), Convento São Francisco.
29 Maio
11h30 – Jovens Talentos da Cidade de Coimbra, Seminário Maior de Coimbra.
16h00 – Fantasia e Danças, Recital de piano a quatro mãos pelo H4NDS DUO, Conservatório Música Coimbra.
18h00 – Tradição Francesa para Sopros – Séc. XX e XXI, Grupo de Música de Câmara OpuSpiritum Ensemble, Seminário Maior de Coimbra.
21h00 – O Esplendor do Romantismo, Orquestra Arco Ribeirinho com Tobias Gossman (maestro) e Leonardo Hilsdorf (piano), Conservatório Música Coimbra.
30 Maio 
11h30 – Saber Ouvir, António Victorino d’Almeida, Conservatório Música Coimbra.
16h00 – Concerto de Música Antiga Coral, Comemoração dos 750 anos do Nascimento da Rainha Santa Isabel, Moços do Coro, Sé Velha.
18h00 – Coimbra Artur Pizarro, Tributo a Chopin, Conservatório Música.

Para mais informações, é só seguir o link no final desta nota.
A ir, em Coimbra. •

+ Ciclo de Concertos de Coimbra – Programação
© Imagem: Pormenor do cartaz de divulgação.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.