The Wine House, onde o vinho também é um caso sério

Fundada, em Janeiro de 2020, por Sara Matos, em Coimbra, esta escola de vinhos apresenta uma abordagem pedagógica através dos chamados Wine Games mas, agora, tem luz verde para ministrar os cursos de Qualificação Nível 1 e 2 sob a alçada da instituição britânica Wine & Spirit Education Trust. 

Expliquemos. Assim que terminou o Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo, em 2007, em Aveiro, Sara Matos decide trabalhar com Luís Pato, nome afamado no circuito vitivinícola nacional e internacional. “Eu não sabia nada sobre vinho, e ele precisava de alguém para o ajudar com o enoturismo e todas as outras facetas de gestão diária da adega.” A enorme paixão do produtor e enólogo da Região Demarcada da Bairrada contagiou facilmente Sara Matos que, nos anos seguintes, já fascinada pelas pessoas, pelas histórias e pelos vinhos, “não mais parei de estudar, ler e provar”, de tal modo que este assunto se tornou um caso sério. 

“Comecei por fazer a Qualificação de Nível 1 em Vinho WSET (Wine & Spirit Education Trust), em, 2009, em Londres, a que se seguiram a Pós-Graduação em Enologia na Universidade Católica de Lisboa, entre 2011 e 2013, e uma vindima no Yarra Valley, em 2014, na Austrália, com o Mac Forbes.” Em território nacional, o percurso de Sara Matos inclui a passagem pela Lavradores de Feitoria, projecto duriense. Seguiu-se o Nível 3 da WSET e, em 2020, abriu a The Wine House, em Coimbra.

A parte educacional ligada ao vinho foi a que mais fascinou – e continua a entusiasmar – Sara Matos. “Não só explicar às pessoas as razões pelas quais os vinhos que representava eram especiais, mas estar constantemente a estudar e a saber mais para poder ensinar sobre vinho no geral.” A enorme e constante vontade de somar conhecimento levou a nossa entrevistada a tornar-se Certified Port Educator, pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, e uma Certified WSET Wine Educator. “Assim sendo, desde Maio de 2021, a The Wine House é uma APP [Approved Programme Provider] que tem o privilégio de disponibilizar as reconhecidas e prestigiadas Qualificações de nível 1 e nível 2 em Vinho da WSET”, explica. “A WSET é o maior fornecedor mundial de qualificações em vinhos, assim como de bebidas destiladas e saké. Os cursos WSET surgem em quatro níveis de aprendizagem progressiva, que são reconhecidos mundialmente por quem trabalha no sector”, além de criar as regras desses cursos, apesar de não os ministrar. Antes “confere certificação a escolas como a The Wine House, que são reconhecidas como APP (Approved Programme Provider) e que podem fazê-lo em nome da WSET”. A edição da Qualificação Nível 2 em Vinho, por exemplo, vai decorrer de 2 a 4 de Julho, das 9h30 às 17h30, e as inscrições terminam a 10 de Junho. 

Determinada e dinâmica, Sara Matos prossegue na dinamização da sua The Wine House cujo programa é complementado por outras acções. Os Wine Games são uma excelente forma de iniciar este percurso mais sério pelo mundo dos vinhos. “São sessões verdadeiramente lúdicas para pessoas com qualquer nível de conhecimento. Já tivemos enólogos, produtores reconhecidos, pessoas que gostam de vinho, mas não sabem muito sobre, e até pessoas que não gostam de vinho mas querem gostar. Só depois de ganharmos confiança nos nossos gostos e percebemos por que gostamos dos vinhos que gostamos é que acredito que estamos prontos para começar a aprender o que é vinho, como se faz vinho e como se prova vinho”, esclarece. O primeiro módulo do Curso Geral de Vinho: a Introdução ao Vinho é o passo que se segue nesta caminhada. “Depois disto, podem participar em qualquer um dos outros workshops disponíveis.”

O Clube de Vinho é, por sua vez, a sua mais recente criação. A subscrição mensal dá direito à recepção dos rótulos escolhidos em conformidade com o seu gosto pessoal previamente descritos a Sara Matos. Além de aprofundar o próprio conhecimento, quem recebe descobre outros vinhos até então desconhecidos. “Depois disto, cada pessoa pode agendar uma sessão online provada comigo e/ou com o produtor dos vinhos que recebeu. Um enorme privilégio!”

+ The Wine House

© Fotografia: Sara Matos

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .