Vem por aí: Joana Espadinha

Para começar a semana no ritmo certo e entrar no verão com o que de melhor se faz na pop nacional: novo single de Joana Espadinha – “Mau Feitio”. Perfeito para todos os feitios, mas na mouche para aqueles maus feitios que teimam em se viciar em boas sonoridades.

Com um ansiado e desejado novo álbum no horizonte próximo – “Ninguém Nos Vai Tirar O Sol” – Joana Espadinha acicata-nos o ouvido e mete no ar “Mau Feitio”. O novo álbum, que só chegará às lojas a 24 de setembro, mas que já se encontra em pré-venda – (nas plataformas de streaming e download, com a promessa de que até ao lançamento vários novos temas serão revelados ao longo dos próximos três meses: link ) -, chega-nos como “um trabalho de afirmação na constelação pop nacional. É um álbum maduro e apaixonado, que nos abraça a cada palavra, com o seu olhar profundo, perspicaz, inteligente e optimista sobre a vida.

Todavia, se a edição física tem de esperar até setembro, a sua primeira apresentação em palco acontece já hoje, dia 21 de junho, no Teatro Maria Matos, em Lisboa (ainda há alguns bilhetes à sua espera) e espera-se um frenético regresso aos palcos. Um imperdível concerto à descoberta do repertório que irá compor “Ninguém Nos Vai Tirar O Sol” sem deixar esquecidas as canções mais emblemáticas dos anteriores registos de Joana Espadinha.

Voltando ao single que lhe vai ficar no ouvido, este verão, nada melhor que as palavras da própria Joana para o apresentar: «Escrevi o “Mau Feitio” para brincar com o lado mais cinzento das relações. As pequenas guerras de poder, os amuos, as pazes, o vaivém de emoções que as vezes se apodera de nós.
O mau feitio é quase uma entidade externa, a comandar as nossas acções em dias menos bons. Todos temos mau feitio de vez em quando, e lidar com isso requer algum jogo de cintura, e também sentido de humor. A capacidade de nos rirmos de nós próprios é essencial.
A canção fala de tudo isso, em tom de brincadeira, com ironia, e espero que vos faça dançar (…).
» – Joana Espadinha sobre “Mau Feitio”.

Acrescentam-nos, a propósito deste último single, que «“A pop contagiante de Joana Espadinha está de volta com “Mau Feitio!”. É que Joana Espadinha, embora escreva como ninguém sobre o “mau feitio”, tem tudo menos esse traço de personalidade. Quanto ao tema, a sonoridade fala por si e adivinhamos um Verão em que a rezinguice se irá transformar numa brincadeira entre casais ou grupos de amigos

“Mau Feitio” – é a segunda canção a ser revelada do álbum “Ninguém Nos Vai Tirar O Sol”, que sucede ao tema homónimo publicado há duas semanas. Para o videoclipe, Joana Espadinha convidou o realizador Tiago Brito (Lateral Filmes) e, numa participação especial, a bailarina e coreógrafa Mariana Luís.

As gravações de “Ninguém Nos Vai Tirar O Sol” decorreram no final de 2020 no estúdio Namouche, na companhia da banda que habitualmente a acompanha e que estará hoje no Teatro Maria Matos: Margarida Campelo (teclados e voz); João Firmino (guitarras e voz); Francisco Brito (baixo); e Nuno Sarafa (bateria e percussões). Na partilha dos arranjos e produção, uma colaboração “repetente” com Benjamim. 
Para quem não consegue desviar o olhar do boné de “Ninguém Nos Vai Tirar O Sol”, podem ficar descansados pois o mesmo poderá ser adquirido no final do concerto de hoje.

Música a ouvir (advertimos que pode ficar em loop no ouvido). Álbum a ter na mira. Concertos a colocar na agenda, começando já por hoje, em Lisboa.
Que venha o verão, que “Ninguém nos vai tirar o Sol”! •

+ Joana Espadinha
© Fotografia: Joana Espadinha por Joana Linda.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .