SON Estrella Galicia / Portugal

O conceito SON Estrella Galicia continua com a sua internacionalização para gerar momentos musicais e de lazer inesquecíveis em espaços únicos em todo o mundo. Este ano estreia-se em Portugal, no M.Ou.Co, no Porto, no próximo mês de novembro com a banda dinamarquesa de pós-rock Efterklang e dos portugueses First Breath After Coma.

Agora, o mais consolidado projeto que associa cerveja e música numa programação única, acrescenta uma nova sala ao seu catálogo com o M.Ou.Co no Porto, um espaço único concebido como ponto de encontro multicultural, tendo a música como elemento convergente e que considera fundamentais o espírito comunitário e a economia circular, valores que partilha com o conceito SON Estrella Galicia.

Envolvendo artistas e a população local, o M.Ou.Co tenta, por meio de ações estratégicas como residências artísticas, oficinas, espetáculos, exposições, exibição de filmes ou feiras, criar um epicentro que incentive o multiculturalismo e promova a aproximação de culturas, adotando a música como conceito agregador e principal.

Um espaço cultural que é também um hotel concebido sob a premissa de turismo responsável, um refúgio que é uma sala de espetáculos, um bar que é uma biblioteca de música ou um restaurante que é uma galeria. Tudo gira ao redor da música. Nas suas instalações existe uma zona de audição de discos em vinil, os quartos são pensados para os hóspedes amantes de música com decoração como amplificadores, gira-discos ou livros sobre grandes artistas e podem até emprestar uma guitarra para os seus hóspedes darem asas à sua criatividade. Tudo no M.Ou.Co exala harmonia, melodia e ritmo.
Um espaço que urge descobrir e conhecer, a norte!

Desta forma, o M.Ou.Co junta-se à família de salas oficiais SON Estrella Galicia para promover o Porto como uma cidade referência no circuito internacional musical. Sem dúvida, esta parceria promete noites inesquecíveis que conjugam a música e a cerveja e nas quais a vanguarda cultural estará mais uma vez no centro.

05/11, 20h30 / Efterklang
Onde: M.Ou.Co – Porto
Efterklang é um grupo de indie-rock dinamarquês, de Copenhaga, criado em 2001. Lançaram cinco álbuns de estúdio – o primeiro, ‘Tripper’, de 2004, e o último, uma ópera co-escrita com seu compatriota e compositor clássico Karsten . Fundal, ‘Leaves: The Color Of Falling’, de 2016-, dois LPs ao vivo – um de 2009 e outro de 2013 – e três EPs – surgidos entre 2003 e 2007. A tudo isto somam-se as duas obras que o trio, formado por Mads Brauer, Casper Clausen e Rasmus Stolberg, editou e no qual se autodenominaram de Liima (em colaboração com o baterista Tatu Rönkkö): ‘ii’ (2016) e ‘1982’ (2017 ). A música do grupo é ambiciosa e aventureira, eclética a ponto de ter sido rotulada como pop art, rock matemático ou (principalmente) pós-rock, sem nenhuma destas opções estarem erradas. A 20 de setembro de 2019 foi lançado o álbum ‘Altid Sammen’, o primeiro como Efterklang desde ‘Piramida’ (2012). No dia 8 de outubro de 2021, a banda lançou seu sexto LP, ‘Windflowers’, uma obra impregnada por motivos de esperança e mudança.

06/11, 18h30 / First Breath After Coma
Onde: M.Ou.Co – Porto
Esta banda de músicos de Leiria na casa dos vinte anos posicionou-se como uma das propostas mais interessantes na música portuguesa desde o seu nascimento em 2012. Já se posicionaram como tal na sua estreia  ‘The Misadventures of Anthony Knivet’ (2013) e consolidaram essas suspeitas com o seu segundo álbum, ‘Drifter’ (2016), que foi nomeado para Melhor Álbum Europeu nesse ano. Depois de várias digressões pela Europa, regressaram em 2019 com ‘NU’, trabalho que os colocou nas listas dos melhores álbuns do ano nas principais tabelas portuguesas (Antena 3, Blitz, Vodafone FM, CCA, RUC) e de vários meios de comunicação internacionais. Sem medo de explorar e correr riscos no seu universo sónico, em First Breath After Coma encontramos reflexos de bandas como Explosions In The Sky, cujo tema de abertura do hipnótico ‘The Earth Is Not A Cold Dead Place’ os inspirou para o nome da banda. Sem dúvida, uma das bandas a seguir no cenário do pós-rock em Portugal.

Sobre o bem afamado SON Estrella Galicia: A Resistência à Padronização da Música.
Depois de mais de uma década de compromisso contínuo com a música, SON Estrella Galicia reinventa-se, olhando para a frente com a paixão do primeiro dia e mantendo-se fiel ao seu espírito. Agora, o projeto que associa cerveja e música mais consolidado em cena reforça a sua posição de La Resistencia, um espaço de luta contra a padronização da música. Assim, o desafio é oferecer concertos reveladores e descobrir espaços físicos ou digitais únicos para o público usufruir dessa programação. Artistas essenciais, clássicos instantâneos, nomes consagrados e aqueles que poucos conhecem, mas que todos vão querer conhecer.
Salas de referência, festivais e ambientes inusitados tornam-se o ponto de partida para uma experiência única onde o público mais amante da música pode partilhar concertos memoráveis com a melhor cerveja
.

A tomar nota. A não deixar escapar. A abraçar este SON Estrella Galicia, em Portugal. •

+ SON Estrella Galicia – Bilhetes
+ M.Ou.Co Hotel

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.