KINO – Mostra de Cinema / 2022

A KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã, do Goethe-Institut Portugal, começa já amanhã, 27 de janeiro, às 19h00, no Cinema São Jorge, em Lisboa, com a estreia em Portugal do primeiro filme realizado por Daniel Brühl, “O vizinho do lado”. Um encontro casual entre vizinhos, num bar de esquina de um bairro berlinense, dá o mote a esta obra que se move vertiginosamente entre a comédia de situação e o suspense. Alinha?

A KINO apresenta um total de 15 longas-metragens oriundas da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo em três secções principais e reúne ainda todos os filmes realizados por mulheres na “KINO no feminino” que estará disponível até 06 de fevereiro em Filmin.pt. In Zukunft (em português, “De Futuro”) é o grande tema da 19.ª edição da KINO e isso reflete-se não só na escolha dos filmes, na sua maioria primeiras ou segundas obras de jovens realizadores, mas também na restante programação.

Uma das novidades deste ano é a conversa “Futurologia Cinematográfica” que será disponibilizada em formato de podcast no site do Goethe-Institut Portugal a partir de quinta-feira, 27 de janeiro. Esta conversa conta com a participação de Dennis Stormer e Marisa Meier, realizador e produtora do filme “Juventopia”, de Fernanda Polacow, socióloga, realizadora e argumentista que escreveu, entre outras obras, o aclamado filme Mosquito, de Welket Bungué, ator e cineasta luso-guineense que protagonizou o filme de abertura da KINO no ano passado, Berlin Alexanderplatz, e de Nuno Bernardo, escritor, produtor e realizador premiado e nomeado para um Emmy e autor de O Diário de Sofia Gabriel

Haverá também duas sessões especiais no Cinema São Jorge, na exibição dos filmes “The Case You” e “Ivie mais Naomi”, com a presença de convidados para uma conversa com o público após cada sessão. Em “The Case You” a conversa conta com Fernanda Polacow, aqui como representante da recém-criada Associação MUTIM (Mulheres Trabalhadoras da Imagem em Movimento) e em “Ivie mais Naomi” a convidada é Mariama Injai, autora do canal de Youtube Afromary, criado para contrariar a falta de representatividade negra em Portugal.

Outra novidade desta edição é o regresso das extensões da KINO, que vai passar pelo Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, nos dias 07 e 08 de fevereiro e pela Casa das Artes, no Porto, todos os sábados do mês de março. Os filmes exibidos nestas extensões serão “Ivie mais Naomi”, “Juventopia”, “Walchensee para sempre” e “The Case You”.

Dos 15 filmes exibidos na KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã, 10 são candidatos ao Prémio do Público, ficando os participantes habilitados a ganhar uma viagem a Berlim. A KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã é uma iniciativa do Goethe-Institut Portugal em parceria com as embaixadas da Áustria, Suíça e Luxemburgo e tem curadoria de Teresa Althen e Susana Santos Rodrigues.

A tomar nota. A não perder, cinema de excelência. •

+ KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã
+ KINO – Programação

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .