A Blue House, em colaboração com o Convento São Francisco, criou o ciclo de showcases “Café Curto” – que decorre semanalmente, desde outubro de 2020 (e que aqui na Mutante já vos falámos) – no Café Concerto do Convento. No âmbito deste ciclo, as duas entidades anunciaram há semanas uma convocatória com o objectivo de seleccionar artistas/ grupos – de música original – que integrarão a agenda deste 2022. O Café Curto, para o público é o garante da continuidade da descoberta de novos sons e para os músicos a oportunidade mais que perfeita de se darem a conhecer e, até, de darem um passo em frente no seu percurso enquanto músicos.
Com o nobre intuito de promover o desenvolvimento de carreiras artísticas e musicais, o MIC | Música Independente de Coimbra pretende descobrir novos talentos da região de Coimbra. Esta é uma iniciativa que reforça o apoio à nova criação e a promoção da arte contemporânea, com o objetivo de incentivar a profissionalização dos artistas, com a produção de material promocional, apresentação ao vivo, desenvolvimento e importante impulso de carreira.
O MIC destina-se a artistas/grupos com carreira individual ou coletiva independente e ainda não consagrada, estando aberto a todos os estilos e géneros musicais, desde que, pela sua natureza, se enquadrem no espaço do Café Concerto do Convento São Francisco. Os artistas/ grupos serão os únicos responsáveis pelas letras e músicas, assumindo toda a responsabilidade do seu uso, da sua propriedade intelectual e dos direitos autorais, os quais cedem para inclusão em CD de compilação a editar.
Assumindo uma periodicidade trimestral, durante o ano de 2022, sendo nesta edição seleccionados de quatro a sete projetos musicais por um Júri constituído por três membros: João Silva (Blue House), Rui Ferreira (Lux Records) e Eron Quintiliano (Rádio Pessoas). Os projetos escolhidos integrarão a programação oficial do Café Curto e, além dessa apresentação ao vivo, terão ainda acesso a: oficinas de mentoria e capacitação, gravação de uma música em estúdio profissional e produção do respectivo videoclip, bem como uma sessão fotográfica.
Se é da região de Coimbra e a sua música está à espera daquele impulso… talvez este MICrofone seja o certo para si e o Café Curto a bebida perfeita para acompanhar o ritmo. Para mais informações, se for músico, é só seguir o link Regulamento no final desta nota – as inscrições estão abertas até 29 de junho de 2022.
Os projectos seleccionados terão de estar sediados num dos Municípios da CIM – Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra e irão receber a participação em oficinas formativas de introdução à indústria musical, a gravação de um tema original no estúdio da Blue House, uma sessão fotográfica e a produção de um videoclip.
Para o público que já fez do Convento um ponto de passagem para os finais de tarde das terças-feiras, este é o alinhamento até junho de 2022 (sobre o segundo semeste falamos mais adiante). Tudo começou com :Papercutz no dia 11 de janeiro e Nuno Rancho no passado dia 18 e segue com:
25/01 – Convocatória MIC #00 – Pedro e Mel
01/02 – Hot Air Balloon
08/02 – Fosco
15/02 – Convocatória MIC #01
22/02 – Milton Gulli [Rádio Pessoas]
01/03 – Rita Braga
08/03 – Rita Joana / El Cine
15/03 – Grutera
22/03 – San Jerónimo (feat. Birds Are Indie) [Residência]
29/03 – Arianna Casellas y Kauê
05/04 – Pešpäkøvå
12/04 – Éme & Mochila
19/04 – Meta (+ convidado) [Residência]
26/04 – Lucy feat. Ruze
03/05 – Convocatória MIC #03
10/05 – Santi Araújo
17/05 – Chica
24/05 – Luiz Caracol
31/05 – Time for T (solo)
07/06 – Convocatória MIC #04
14/06 – Udi Fagundes [Rádio Pessoas]
21/06 – Iterum
28/06 – Pir (Cassete Pirata)
A estar atento. A não perder a oportunidade de ouvir nova música nacional, em Coimbra. •