Mais de 620 unidades diferentes desta bebida destilada fazem parte da colecção particular deste britânico, que, em 2018, elege Ponta Delgada para residir, e, em 2020, cria o seu próprio… gin. Para o ano, será a vez do boutique hotel.
Uma vigia secular, situada no cimo de um monte, de onde, outrora, se avistavam as embarcações forasteiras em alto mar, “recorta” a paisagem verdejante. Mais abaixo, o pomar de laranjeiras cobria a terra, calcorreada por quem apanhava as laranjas, bem fresco, para ser levado directamente ao centro da cidade de Ponta Delgada. Hoje, escasseiam as árvores de fruto e o verde cobre a mesma paisagem alcançada pelo olhar de quem desfruta da envolvente no miradouro do futuro Solar Branco Eco Estate & Hotel pertencente a Ali Bullock e Caroline Sprod, o casal britânico que, em 2018, decidiu fixar-se em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel.
“Vai ser um boutique hotel eco-friendly e eco-sustentável”, assegura Ali Bullock,mas já lá iremos. Até porque o nosso anfitrião quer mostrar o seu Baleia Gin, uma aventura que teve início em 2020. Em Junho de 2021 já estava no mercado.
A produção deste gin inclui ervas aromáticas da Ilha de São Miguel, cuja selecção envolveu João Couto, o botanical consultant desta bebida destilada, função que soma à de escanção e à de gastrónomo e grande entusiasta dos produtos regionais dos Açores. “Testámos as vezes que foram necessárias e afinámos, até conseguirmos chegar ao ponto certo”, reforça João Couto, sobretudo por causa da alga, que consta na fórmula deste gin. “É um recurso muito comum, que vem dar aqui à costa. Tem de ser apanhada em dias nublosos, porque quando está sol seca demasiado rápido”, conta Ali Bullock. A destilaria está situada em Vila Franca.
O azul-claro mate da garrafa do Baleia Gin é uma alusão ao oceano Atlântico e o design tem o cunho da artista açoriana Catarina Limão. A bebida pode ser degustada na The Gin Library, espaço descontraído, instalado na propriedade do Solar Branco e onde estão expostos “621 gins diferentes, de mais de 35 países”, afirma Ali Bullock, apontando para o número escrito a giz na parede oposta, pintada a tinta de ardósia. “Já experimentei centenas de gins de todo o mundo nas mais de 400 cidades que visitei”, acrescenta o nosso anfitrião, daí o seu know-how e a vontade de ter um gin da sua autoria.
O Baleia Gin está disponível em bares da Ilha de São Miguel, seleccionados por Ali Bullock, em parceria com João Couto e um euro correspondente a cada garrafa vendida reverte para a Ocean Azores Foundation, fundada por Ali Bullock, em nome da preservação e sustentabilidade da fauna e da flora marinhas das águas dos Açores, nomeadamente dos cetáceos.
De volta à The Gin Library, são de salientar as experiências desenhadas para 2022. Além da degustação do Baleia Gin, da masterclass incidida nesta bebida destilada ou do desafio relacionado com a criação do próprio gin. Ali Bullock e Caroline Sprod sugerem a versão vegan do cozido das Furnas. Já prova de vinhos dos Açores tem a assinatura de João Couto e a dupla de sushi e gin está nas mãos de Joanna. Mas há mais, para descobrir, incluindo mergulho, observação de baleias e golfinhos, passeio a cavalo, massagem japonesa.
Actividades não faltam na lista de experiências do Solar Branco Eco Estate & Hotel, localizado no concelho de Ponta Delgada, cuja abertura está prevista para Janeiro de 2023 e com vista para a paisagem verdejante, a torre de vigia e o mar imenso. Aos quatro quartos deste cozinha e sala de estar instalados no edifício principal, este boutique hotel soma cinco casas, com tipologia 1, e Ali Bullock assegura que está tudo pensado, para fomentar o turismo sustentável.
Leia mais aqui sobre a viagem a São Miguel.