Open House Lisboa 2022

Lisboa e Almada voltam a abrir as portas ao evento anual que revela os espaços e percursos mais cativantes nas duas cidades, num fim-de-semana recheado de actividades. Na tradição de oferecer como fio condutor um olhar particular sobre a cidade, cabe agora esse papel ao atelier Aurora Arquitectos.

Em 2022, celebram-se 10 anos de Open House Lisboa! Quem acompanha de perto, este evente, pode conhecer já 25 espaços dos 69 aderentes e algumas das actividades paralelas. O convite está feito para reservar o fim-de-semana de 14 e 15 de maio para explorar o invisível escondido por detrás de fachadas que não deixam antever interiores tão surpreendentes. Não há registo para as visitas, mas alguns locais requerem marcação prévia: para estes, consulte a lista e faça a sua escolha a partir de 9 de maio. (Ver link no final desta nota para ver a lista de espaços e como fazer as suas reservas).

Em mais uma edição do já obrigatório Open House Lisboa, deixe-se conduzir por especialistas em agradáveis passeios pelas ruas, em cinco percursos para combinar com visitas aos espaços. Para aguçar o apetite, abre-se a cortina com duas sugestões: descubra Uma (quase) amostra do mundo, percorrendo a singular riqueza da Colina de Santana, onde convivem conventos, palácios, hospitais e escolas. Ou faça o Elogio da deriva e perca-se em Lisboa, seguindo caminhos aleatórios ou um guia de viagens com 100 anos para se aventurar por uma cidade desconhecida.

A acessibilidade tem sido prioridade desde 2017. Num programa concebido com visitas adaptadas, destaca-se a visita em Língua Gestual Portuguesa a um palácio do século XVIII que já foi residência, embaixada, escola e agora pólo cultural da Trienal de Lisboa, renovado para a nova função sem esconder a história das vidas passadas. As visitas sensoriais e com materiais tácteis, adaptadas a pessoas cegas e baixa-visão e pessoas com deficiência cognitiva, voltam a acompanhar o Programa Júnior.

Este último, tem um programa que inclui toda a família para sentir os espaços através de desafios descontraídos em visitas criativas. Um palácio que abriu as portas ao mar, um convento com conchas e capuchos, uma carpintaria que abraçou as artes e um palácio onde agora moram livros são as nossas sugestões para as crianças, em conjunto com as visitas acessíveis.

Com um programa sempre apelativo, tentador e dinâmico – não esquecendo o generoso número de espaços que são possíveis visitar – o Open House é a não perder, este maio, em Lisboa, para amantes, profissionais, curiosos, estudantes, famílias, para todos os que reconhecem na Arquitectura um mundo que nos prende e fascina.
A tomar nota na sua agenda cultural. •

+ Open House Lisboa – Espaços a Visitar
© Imagem: Trienal de Arquitectura de Lisboa, Open House Lisboa, DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .