design at wine
apresentação

A cultura do vinho apresenta uma história longa e rica em território nacional, com o sector vitivinícola a desempenhar um importante papel económico, social e cultural.

Porque a identidade do vinho e a sua comunicação ocupam um lugar central na vida de produtores e consumidores, bem como na construção de significados colectivos, locais e globais, propõe-se uma exploração da relação entre o vinho e a sua identidade visual que o rótulo na garrafa configura.

O objetivo é criar um espaço de reflexão para designers e demais intervenientes no processo de encomenda, concepção, execução e difusão dos projectos de rótulos; Registar, fazer o arquivo e estudo do design de rótulos de vinho e valorizar a produção nacional. Contribuir para a criação de conhecimento específico e incremento da literacia visual aplicada ao design de rótulos e garrafas de vinho.

O que é o design at wine

O design at wine centra-se na convergência entre o design de comunicação e a dimensão visual, sensorial e da experiência de uma garrafa de vinho e do seu rótulo: o design que é parte do vinho.

Os objetivos do projeto são a valorização, re-colecção e arquivo / memória de artefactos como resultado de um processo de agregação da produção nacional. Pretende-se uma reflexão colectiva sobre o campo disciplinar e o reconhecimento de uma especificidade, para a qual convergem questões de identidade, cultura, comunidade, literacia visual e massa crítica.

O projecto oferecerá oportunidades de envolvimento dos designers, entre si e com produtores de vinho, para a consolidação de uma relação profissional, com contribuições e partilhas mutuamente produtivas. Este campo disciplinar tem particular importância pela relevância do sector em Portugal, com um volume de projectos de design elevado e um número considerável de designers, ateliers e agências a trabalhar no domínio.

Reconhece-se, contudo, a inexistência de uma investigação dedicada que seja motor para a consolidação dos modos de pensar, fazer e comunicar entre os principais agentes e públicos.

© Ricardo Junqueira

O design at wine é um projeto de João Manaia Rato, designer de comunicação, fundador e diretor da revista Mutante, e de Suzana Parreira, docente do Departamento de Design de Comunicação da FBAUL e autora do blogue “Gourmets Amadores ”, no qual o vinho tem sido explorado pela sua pena no contexto gastronómico.

Integrado no CIEBA – Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e com o apoio da revista Mutante, o projeto design at wine celebra os rótulos dos vinhos portugueses, promovendo a sua valorização e a intervenção dos diferentes agentes do setor do vinho na relação com o designers e com o design.


Vamos valorizar o design do vinho português, construindo uma memória das marcas, da história e do storytelling!

Para mais informações contacte design@mutante.pt

#designatwine #mutanteawards