Em concerto(s): Moreno Veloso e Bem Gil

Os músicos Moreno Veloso e Bem Gil preparam-se para estrear no próximo mês de abril, em Portugal, o seu espectáculo “BEMgil MORENOveloso”. Está na hora de ter a sua agenda cultural de 2024 sempre à mão, para tudo o que se avizinha.

Moreno Bem sempre conviveram familiarmente, sempre viveram rodeados de música e dos maiores nomes da música brasileira. Os seus nomes tudo dizem. A sua trajetória pessoal e musical foi-se cruzando e fortalecendo ao longo dos anos, e agora está no ponto mais que afinado.

Apesar da licenciatura em física, Moreno manteve sempre a ligação com o universo musical. Cantor, compositor,  multi-instrumentista – guitarra, bateria, violoncelo, prato, percussões – produtor,  é no âmbito do projecto + 2 com Domenico Lancellotti e Alexandre Kassin que lança o seu primeiro disco “Máquina de Escrever Música” (2000). A par de outros projectos (como a Orquestra Imperial) e colaborações com diversos artistas e músicos, um trabalho exímio de produção, edita o seu 2.º álbum de originais “Coisa Boa“ em 2014. Ao lado de figuras como Domenico Lancellotti, Kassin e Pedro Sá, as suas produções influenciaram e formaram uma geração de músicos e artistas da qual Bem faz parte. 

Bem Gil começou a actuar de forma mais constante com o grupo TONO, formado com os parceiros Rafael Rocha, Bruno Di Lullo e Ana Cláudia Lomelino (mãeana). Multi-instrumentista, compositor,  produtor, é também diretor artístico e musical.

O trabalho de Bem e Moreno foi-se cruzando aos poucos e os seus parceiros musicais tornaram-se comuns. Juntos produziram os discos “Gilbertos Samba” e “Gilbertos Samba Ao Vivo” e foram os responsáveis pela produção musical do espectáculo “Dois Amigos e Um Século de Música”, dos seus pais Gilberto Gil e Caetano Veloso – nós dissemos, os nomes tudo diziam.

Em 2017, assumindo a direção musical e artística de “REFAVELA 40” – comemoração dos 40 anos da edição de um dos mais emblemáticos discos de Gilberto Gil – Bem convida Moreno para o projecto e juntos partilham o palco na tour pelo Brasil.

No início de 2019, Moreno e Bem estreiam um novo espectáculo – o seu – no Rio de Janeiro. O sucesso (e o divertimento!) foi tal que nas pausas da Tour “Ofertório“, com que Moreno percorreu o mundo com Caetano, Zeca e Tom, e de “OK OK OK“, o espectáculo de Gilberto Gil dirigido por Bem, outras datas foram marcadas e, rapidamente retomadas no pós-pandemia. 

Este espectáculo – “BEMgil MORENOveloso” – é assim uma celebração da amizade e da música que trará Bem Gil na voz e guitarras, e Moreno Veloso na voz, violão, pandeiro e prato.

Datas já alinhadas:
12/04/2024, 21h30 – Convento São Francisco, Coimbra.
Bilhetes disponíveis em breve
13/04/2024, 22h00 – Casa das Artes, Arcos de Valdevez.
Bilhetes disponíveis a 08 de abril.
16/04/2024, 21h00 – Teatro Maria Matos, Lisboa.
Bilhetes já disponíveis nos sítios habituais.
20/04/2024, 21h30 – Auditório de Espinho | Academia, Espinho.
Bilhetes já disponíveis nos sítios habituais.

A não perder, na próxima Primavera! •

+ Moreno Veloso
+ Bem Gil
© Fotografia de destaque (pormenor): Andre Hawk.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.