KULTURfest /
Festival de Culturas de Expressão Alemã

Em 2024, o Goethe-Institut em Lisboa apresenta aquela que é a primeira edição do KULTURfest – Festival de Culturas de Expressão Alemã, uma iniciativa que junta cinema, literatura, língua, música e também atividades para toda a família, sempre com o foco na expressão alemã da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo. 

Marcando o arranque anual dos festivais na capital portuguesa, o KULTURfest – Festival de Culturas de Expressão Alemã realiza-se de 31 de janeiro a 05 de fevereiro do próximo ano, no Goethe-Institut, em Lisboa, e no Cinema São Jorge.

O festival começa a 31 de janeiro no Cinema São Jorge com a anteestreia nacional de A Sala de Professores (2023), de Ilker Çatak, filme alemão candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, sobre uma corajosa professora em início de carreira que se vê confrontada com as estruturas do sistema escolar. A sessão de encerramento, no dia 05 de fevereiro, pelas 19h00, também em antestreia nacional, traz até ao público português o mais recente filme de Margarethe von Trotta (realizadora de Hannah Arendt) sobre uma das mais famosas autoras austríacas: Ingeborg Bachmann – Journey into the Desert (2023). Durante os restantes dias do festival, a programação de cinema continua no Goethe-Institut.

Também a literatura vai estar em destaque nesta primeira edição do KULTURfest – Festival de Culturas de Expressão Alemã. Assinalando o Ano de Kafka, no centenário da sua morte, terá lugar a primeira de quatro conversas literárias sobre o autor de língua alemã mais lido no mundo, com a participação da autora Dulce Maria Cardoso, e será inaugurada uma exposição de banda desenhada de Nicolas Mahler, que percorre etapas da vida e obra de Franz Kafka.

Porque a música não podia faltar, o KULTURfest promete dar a conhecer as diversas sonoridades da música contemporânea alemã, com concertos e festas, entre os quais se destacam a Berlin Clubbing Night, em colaboração com a Associação Cultural Filho Único, que junta artistas portugueses e alemães de música eletrónica, o concerto de Burnt Friedman / João Pais Filipe, e a festa de música swing Babylon-Berlin, organizada em colaboração com a escola de dança Swing n’ Smile, que convida a dançar até cair.

O público mais jovem não foi esquecido, com uma programação especial dedicada às escolas, e, no fim de semana, com cinema e teatro, onde se destaca Irmãs Grimm, que lança um novo olhar sobre as mulheres nos contos de fadas de Grimm. A programação para os mais pequenos também convida à participação, com oficinas para crianças e para famílias.

E porque é de um festival de culturas que se trata, não vão faltar oportunidades para degustar especialidades típicas alemãs, no café e no jardim, bem como de descobrir a Alemanha numa viagem virtual que convida a andar de canoa ou a subir as montanhas, tudo sem sair do lugar, ou dar os primeiros passos na língua alemã.

Para além desta programação no Goethe-Institut, haverá também programação complementar noutros locais da cidade, com destaque para um ciclo dedicado a Franz Kafka na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, de 06 a 10 de fevereiro.

Depois de apresentar a sua programação em Lisboa, o KULTURfest segue para outras cidades portuguesas, no continente e nas ilhas, com um programa diverso. Entre as primeiras confirmações estão Porto (08 a 10 de fevereiro, na Casa das Artes), Lagos (14 e 15 de fevereiro na Biblioteca de Lagos) e Funchal (22 e 25 de fevereiro, no CCIF – Centro Cultural de Investigação do Funchal).

A tomar nota. A não perder este KULTURfest para um mergulho a preceito na cultura alemã. •

+ Goethe-Institut – Programação KULTURfest

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.