Novos sons:
Marcelo dos Reis

O disco de Marcelo dos Reis disponível em formato físico, distribuído no site da JACC Records e nas habituais lojas, e lançado no passado mês de setembro na plataforma Bandcamp, é álbum para andar debaixo do seu ouvido, este 2024. 

FLORA é a estreia em trio do guitarrista e compositor Marcelo dos Reis. Este projecto que já estava idealizado e que o guitarrista e compositor pretendia desenvolver diversas ideias de uma forma natural e não esteticamente estanque. Desenvolver uma “working band” permitiu a Marcelo agregar as ideias num grupo inteiramente dedicado a composições originais suas que cruzam géneros e que questionam formas. Com uma grande componente da improvisação típica do jazz mais livre com raízes no Bebop, uma forte marca do rock mais Psicadélico, Krautrock e até do Progressivo, o trio assenta a sua linguagem criativa numa música universal, e artisticamente ampla, música essa, que pode ser comprovada no disco de estreia. 

Para Marcelo Dos Reis, “‘Flora’ é uma expansão natural do meu trabalho, uma outra visão das muitas coisas que já fiz, mas na verdade, apenas mais uma das muitas que ainda quero criar e fazer. Mas este grupo marca ainda mais a minha vontade de cada vez mais focar a minha atividade e energia em grupos de longa duração e mais definidos.” Ao lado de Marcelo dos Reis estão : Miguel Falcão (contrabaixo) e Luís Filipe Silva (bateria), dois músicos com um sólida formação e criatividade, ambos com trajetos distintos e relevantes, nas mais diversas linguagens musicais.

Notas sobre cada peça de “Flora” por Marcelo dos Reis 
Big Tree – Inicialmente um tema para guitarra solo, ou guitarra e trompete, mas que quando a comecei a pensar para o trio, ganhou outra forma, dimensão, outras melodias e estrutura.

Amanita & Tampanensis – Uma não se separa da outra, são dois temas em um, a Amanita serve de Intro para a Tampanensis, compus a primeira para ser algo bastante visual, mais profundo e até espacial, para ligar com a segunda(Tampanensis), que tem um baixo que infecta, e agora que oiço, a coisa até lembra um pouco King Crimson, o que até me agrada, pois adoro a banda, mas não foi de todo propositado.

Cornelia – Um tema que compus há mais tempo, mas que quis trazer para o grupo e dar-lhe uma grande secção de improvisação mais étnica, gosto da energia mais dark com que ficou. Era essa a Intenção.

Sky Blue Petunia – Queria uma faixa com um drive mais Latin a 5/4, escrevi o baixo e as melodias. Pensar em toda a estrutura deste tema foi um desafio muito fixe, e julgo que também pode ser para quem o ouve. 

Full Sun –  queria um tema final que fosse mais belo e de certa forma com o feeling de despedida, mas que essa despedida fosse em altas, e assim foi, ficou com essa influência que tenho do Afro Beat, e do rock psicadélico africano dos anos 70, julgo que fecha muito bem o disco.

Ficha Técnica
Marcelo dos Reis: Guitarra e composição / Miguel Falcão: Contrabaixo / Luís Filipe Silva: Bateria. Gravado ao vivo em Estúdio por Henrique Toscano no dia 14 de maio de 2023, no Blue House Studio com Mistura e Masterização por Guilherme Correia. Todas as composições por Marcelo dos Reis. Design Gráfico por Joana Monteiro e Ilustração de Ernst Haeckel “Kunstformen der Natur (1904) Plate 72 — The Muscinae”. Produção Executiva JACC Records.

E quem é Marcelo dos Reis?…
Marcelo dos Reis é um dos nomes fortes nacionais de jazz e música improvisada, pois para além de se apresentar nos mais conceituados festivais e salas de toda a Europa, todo o seu trabalho tem sido amplamente reconhecido. Por entre as inúmeras referências na imprensa especializada, foi considerado músico do ano pela revista jazz.pt, foi, também, por quatro vezes foi considerado um dos 5 principais guitarristas na prestigiada publicação El Intruso, que engloba jornalistas de todo o mundo, e mais recentemente foi nomeado como um dos mais influentes músicos da última década pela importantíssima publicação Free Jazz Collective.

Para ouvir com tempo e sem pressas. •

+ Marcelo dos Reis
© Fotografia: José Cruzio.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.