Já está nas lojas e nas plataformas digitais o disco-livro “Mais Alto!”. Este é o primeiro álbum e livro da banda que, através de versões e concertos comentados, convida os mais jovens a refletir sobre o poder da música nas mudanças políticas e sociais.
O disco-livro de Mais Alto! chegou pouco antes do 50.º aniversário do 25 de Abril, repleto de novas versões de canções conhecidas que cristalizam os ideais democráticos e de liberdade, bem como canções de protesto, trazidas pelas mãos e vozes de Afonso Cabral (You Can’t Win, Charlie Brown), Francisca Cortesão (Minta & The Brook Trout), Inês Sousa (Julie & The Carjackers) e Sérgio Nascimento (Sérgio Godinho, Humanos, Cara de Espelho).
Sobre este trabalho, Mais Alto! partilham que «não é só a partir das ruínas ou dos tratados que podemos conhecer a História. As músicas também podem ser documentos históricos e dar-nos pistas sobre como era a vida num lugar, numa dada época: o que preocupava as pessoas, que sonhos as moviam, que injustiças as entristeciam ou, pelo contrário, o que as fazia felizes.»
Além da já editada versão de “Comida”, de Titãs, o álbum conta com muitas canções célebres do cancioneiro nacional: “O Galo É O Dono Dos Ovos”, de Sérgio Godinho, “A Formiga no Carreiro”, de José Afonso, “Por Terras de França”, de José Mário Branco, “Mamãe Natureza”, de Rita Lee, “Arco-Íris”, dos Clã, “Terra Firme”, de Benjamim e Barnaby Keen, “Joãozinho”, de Luís Severo, “Caixinhas”, de Nara Leão e “Dia de S. Receber”, de Xutos & Pontapés, em destaque com este lançamento.
Os textos do livro são da autoria de Isabel Minhós Martins (excepto letras de músicas) e as ilustrações de Bernardo P. Carvalho. O grafismo e a paginação ficaram a cargo do Planeta Tangerina.
O disco conta com Afonso Cabral na voz, baixo, guitarra acústica e teclados, Francisca Cortesão na voz, guitarra acústica e eléctrica, Inês Sousa na voz, teclados e percussão e Sérgio Nascimento na voz, bateria e percussão. A narração ficou a cargo de Isabel Minhós Martins e João Vaz Silva.
Para apresentar este projecto, Mais Alto! actuaram no Teatro Luís de Camões (LU.CA), nos dias 27 de abril e 28 de abril. Se não apanhou estes concertos, dia 11 de maio, tem nova oportunidade na Reitoria da Universidade Nova, pelas 16h00.
Os músicos, veteranos da nossa cena musical, trazem-nos músicas que há muito nos preenchem a memória auditiva, agora com novos arranjos e interpretações que não pode deixar de ouvir. •