Está aí mais um Open House Lisboa! Vão ser dois dias do próximo fim-de-semana para visitar 74 espaços, dos quais 48 são estreias no Open House Lisboa 2024, num total de 866 visitas guiadas totalmente gratuitas. Inclui ainda cinco passeios por diferentes bairros de Lisboa e o novo passeio sonoro Coisas e pessoas de muitos sítios do mundo, assinado pela antropóloga Filomena Silvano, que convida a encontrar o mundo inteiro e as suas diferentes culturas entre as Praças da Figueira, Martim Moniz e do Chile.
A 13.ª edição reforça a sua visão inclusiva com um programa Júnior composto por leituras, oficinas e no qual se estreiam duas visitas feitas por jovens no Centro Ismaili (sábado, 11 de Maio, entre 10h – 11h30) e na Escola do Castelo (domingo, 12 de Maio, entre 11h – 12h30) e actividades acessíveis que compreendem desde uma visita relax no Palácio do Grilo (sábado, 10h30), visita com interpretação LGP no Bairro das Fonsecas e Calçada (SAAL) no domingo às 11h e visitas tácteis ou com audiodescrição para pessoas cegas ou amblíopes, tendo sido criado um conjunto de materiais e maquetas tridimensionais para quatro equipamentos da EGEAC (Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, Atelier-Museu Júlio Pomar, Galeria da Avenida da Índia e Galeria Quadrum). Este ano volta a chamar à participação de quem nos visita com o Open Call Visual Stories, que desafia a comunidade aficionada a partilhar fotografias, animações e ilustrações, focadas nos temas da acessibilidade e inclusão, para seleccionar até três propostas de Portugal que vão ser expostas em Dublin, no âmbito do encontro anual Open House Europe 2025.
São ainda 12 eventos Plus que se realizam em espaços do programa aliando diversos formatos que enriquecem a experiência (um documentário, dois concertos, dois workshops e sete exposições).
Os Híbridos das Transições, o mote que orienta a selecção, realizada por Alexandre Marques Pereira e Sandra Marques Pereira, da 13.ª edição, é “olhar para a hibridez que compatibiliza o que parece ser contraditório, é compreender a complexidade implícita em transformar a cidade, seja através da ruptura, continuidade ou tudo o que está pelo meio.”
Em 2024, o Open House Lisboa envolve mais de 100 especialistas e uma equipa de mais de 250 pessoas na equipa do voluntariado que tornam possível esta grande festa da arquitectura a 11 e 12 de maio, dias em que o Open House também vai estar a decorrer em Málaga (Espanha) e Rosário (Argentina).
Os espaços que vão estar alinhados para visitas estão todos AQUI para que melhor possa organizar os seus passeios por este fim-de-semana que promete ser mais uma experiência ímpar do Open House. É proibido ficar em casa, em Lisboa, no próximo fim-de-semana! •