Vem por aí: Tó Trips

Senhor de uma presença tímida e discreta, mas continuamente substancial e marco incontornável na movida musical portuguesa, Tó Trips amealha já praticamente quatro décadas de ofício à guitarra, num caso raro de resiliência benigna e constante inventividade no dedilhar e na composição.

Uma guitarra com gente dentro, populada por memórias e vivências, que teve em 2009, na sua estreia a solo – Guitarra 66 – o seu primeiro traço abertamente autobiográfico, a que se seguiram Guitarra Macaca (2015) e Popular Jaguar (2023).

Tó Trips prepara-se, agora, para lançar no próximo mês de março “Dissidente“, o novo álbum do seu projecto em nome próprio e o primeiro gravado em quarteto, ao lado de Alexandre Frazão na bateria, António Quintino no contrabaixo e Helena Espvall no violoncelo, que, com ele, compõem os Fake Latinos.

Para Tó Trips, o novo álbum representa “Uma mão cheia de músicas, de lugares de histórias de vida, por vezes mais escuras, outras mais luminosas, mais rítmicas, outras mais jazzy, sempre com um pé em Lisboa e outro fora. Onde o modo de tocar guitarra do passado se encontra com o de hoje!

A minha música sempre foi um poderoso meio de dissidência para mim, sendo capaz de transformar sentimentos pessoais em formas de plenitude e de protesto. Ser eu próprio no mundo com a minha música e a minha guitarra!”.

A apresentação ao vivo de “Dissidente” terá a sua estreia em Amarante, dia 29 de março, no Cine-Teatro de Amarante, seguindo a sua viagem até Lisboa, dia 31 de março, no Teatro Maria Matos e para o Porto dia 28 de maio, na Casa da Música, com mais datas a anunciar brevemente.

Este é um novo capítulo na jornada de Tó Trips depois de, no último ano, ter despertado as atenções internacionais através da sua presença na “Conecta Fiction and Entertainment” e no “Mercat Musica Viva de Vic”.

Enquanto não chega mais uma (estamos em crer) masterpiece de Tó Trips para nos preencher o espaço que ocupamos e a alma, é ir reservando estas datas para poder ver e ouvir ao vivo as novas sonoridades do inconfundível Sr. Trips. •

+ Tó Trips
© Fotografia: Tó Trips por Ana Viotti.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui       .