Com que então “Love Is Not Enough”, é o que dizem. E aqui dizemos “Come Again?” Ousam contrariar uma verdade quase universal, toda a construção filosófica do homem em torno do amor, será? Pois, eles são os Birds are Indie e a verdade é que estão “High On Love Songs” e prometem “One Thousand Kisses In Cardiff” mais a “Word Of Mouth“. “We Will Never Be” completamente satisfeitos até os encontrarmos, para um tête-à-tête já agendado e programado (Mutante 20), e lhes dizermos “Stay Over Here” que nós temos “Some Words” para vós, pássaros de tão bons sons, inquietantes títulos, românticos (i)natos e nem pensem em “Go Back“. O vosso último álbum está editado e é forte nas melodias com o acústico temperado, percussão gentil, baixo no ponto, eletrónica elegante… tudo bem encaixado, nas doses certas sem dilatar corações, na lírica de histórias contadas e nas vossas vozes baixas com aquele sabor agridoce que vos é tão natural.
A si, caro leitor, o novo álbum de originais deste trio, que é bando, conimbricense, “It Isn’t Yours“, porque é de todos e está online para ser ouvido, in repeat, aqui. E se está a pensar “If Only” “Someday I Will Get It Too” sim, ele, o disco real e por as mãos na edição física que se avizinha preciosa (olhando para os trabalhos já realizados por eles) é só esperar por dia 8 de janeiro de 2014 (edição pela Murmürio Records). Como há dias dissemos ouro, incenso e mirra e “Love Is Not Enough” dos Birds are Indie que com este novo trabalho comprovam que a música, como o amor, é caso sério para eles. Com a bitola elevada do anterior álbum, não desiludem. Multi-instrumentalistas seguros criam um universo de canções que formam um corpo, um álbum que não precisa de legenda. É som indie, de uns tais birds.
Não nos vamos alongar já que estamos a preparar um encontro numa árvore, num ninho, com estes pássaros músicos. Aconselhamos a ouvir o novo álbum e dizemos, desde já, não é fácil ouvir só uma vez e parar. Há que repetir. O aviso está feito antes que reclamem e nos obriguem a dizer “I Told You It Wasn’t Easy“… e ainda mais uma nota. A capacidade de nos levar a um mundo de sonhos, este álbum, é quase instantânea e não tenha medo da consequência inevitável de dizer “I Don’t Know What To Do With My Dreams“. Há sempre solução: ouvir de novo. Bons sons nacionais, a ouvir!
Produção Henrique Toscano, artwork Joana Corker, fotografia Luís Belo. •
© Fotografia: Sara Quaresma Capitão.