Após ter sido anfitriã do primeiro Jazz Composers Forum, a Orquestra Jazz de Matosinhos edita álbum com temas inéditos de oito importantes compositores contemporâneos para orquestra de jazz: Steven Bernstein e Ohad Talmor – nova-iorquinos, Darcy James Argue – canadiano, Guillermo Klein – argentino, Julian Arguelles – inglês, Florian Ross – alemão, Pierre Bertrand – francês, e Frank Vaganée – belga. Os oito representam uma elite de compositores europeus e norte-americanos, ainda no activo, e assinam os temas estreados em 2013, agora disponíveis em “Jazz Composers Forum – today’s european–american big band writing”.
A apresentação do novo álbum da Orquestra Jazz de Matosinhos, espelho da escrita contemporânea para orquestra de jazz, é dia 29 de março, no Cine-Teatro Constantino Nery e os bilhetes têm oferta do CD “Jazz Composers Forum – today’s european–american big band writing”, perfeito. Este concerto acontece depois da bem sucedida apresentação da Orquestra Jazz de Matosinhos no prestigiado Voll-Damm Festival Internacional de Jazz de Barcelona e da edição de “Jazz Composers Forum – today’s european–american big band writing”, em Espanha.
Criada como uma orquestra de autores em 1999, para divulgar as composições e arranjos dos seus directores Pedro Guedes e Carlos Azevedo, a Orquestra Jazz de Matosinhos tornou-se uma formação dinâmica que desenvolve projectos que visitam todas as variantes estéticas e épocas do estilo jazz. A música original de compositores portugueses, os repertórios internacionais de referência e as colaborações com solistas de renome são algumas das vertentes de um percurso intenso e diversificado. É um concerto a que não deve faltar e um álbum que não deve deixar de ouvir. Bons sons, para o mundo jazz… •
+ Orquestra Jazz de Matosinhos