Dois dias de pura magia, é o promete estar reservado para o Conservatório de Música de Coimbra…
Jorge Palma dispensa quaisquer apresentações. Senhor incontornável da música portuguesa com melodias e letras que se sabem de olhos fechados, com melodias e letras que só ele sabe escrever, assim. Com mais de 40 anos de carreira Jorge Palma regressa a Coimbra para não uma, mas duas noites de boas sonoridades.
Compositor, poeta, intérprete e exímio pianista, Jorge Palma começou cedo a escrever o seu nome na cena musical, com 13 anos recebeu o segundo prémio e uma menção honrosa num Concurso Internacional das Juventudes Musicais, realizado em Palma de Maiorca. Começou a estudar piano aos seis anos e o seu percurso de vida foi sempre marcado pela música, a sua maior forma de expressão. Ao trabalho e estudo juntou-se um talento ímpar para a composição e lírica. Percorreu a Europa acompanhado da sua guitarra e tocou nas ruas de cidades como Paris e Copenhaga. Em 1999, terminou o Curso Superior de Piano e editou vários discos de originais, compondo êxitos (quantos não sabe cantar sem hesitar? Confesse, sem medos), somando discos de ouro, tendo atingindo a marca da dupla platina com “Voo Nocturno”. Venceu o prémio José Afonso em 2002, e em 2008 e 2012 foi o vencedor do Globo de Ouro na categoria de melhor intérprete. O seu último disco, “Com Todo o Respeito”, foi galardoado pela SPA com o prémio Pedro Osório. Com todo o respeito, que continue a trabalhar bem para os nossos ouvidos, é o que desejamos. Agora acompanhado do seu filho Vicente (com quem alterna a guitarra e o piano) e por Gabriel Gomes, aquele que é por muitos considerado o melhor cantautor português viajará, ao longo de cerca de 90 minutos, pelos seus temas interporias e mais recentes. A Mutante atesta que têm sido concertos inesquecíveis… Vai ficar em casa nos próximos 1 e 2 de maio, em Coimbra?
Na mira estão ainda as cidades de: Ourém, dia 6 de junho; Viana do Castelo, 7 de junho. Em Coimbra, dia 1 já esgotou, mas tem ainda dia 2 para ver Jorge Palma, ao vivo. Obrigatório ir. •
+ Jorge Palma
+ Conservatório de Música de Coimbra
+ A2C2
© Vídeo: Jorge Palma.
© Imagem de capa: Jorge Palma, do vídeo “Imperdoável“.