Homenagem a António Variações / Rock in Rio

Não consigo dominar
Este estado de ansiedade
A pressa de chegar
P’ra não chegar tarde.

Quem não consegue continuar a letra? Quem não sabe quem cantou estes versos de forma tão ímpar, tão única? Sim, António Variações, artista inigualável do universo musical português. António Variações continua a influenciar a música e os artistas de hoje que, este ano, lhe vão prestar uma nova e tão merecida homenagem. Artistas da nova geração da música portuguesa sobem ao Palco Mundo, no próximo dia 31 de maio, para homenagear este nome inesquecível que, tantas vezes, toca nas rádios, tv’s, mp3’s… da atualidade. Eis os alinhados para homenagem: Linda Martini, Gisela João, Rui Pregal da Cunha e Deolinda, todos aceitaram o convite do Rock in Rio-Lisboa para comemorar os 70 anos do nascimento do cantor e compositor que marcou a história da música nacional.

Assim, no ano em que se comemoram 10 anos de Rock in Rio-Lisboa e 70 anos do nascimento de António Variações, o evento veste-se a preceito e não vai deixar de assinalar a data, convidando alguns dos artistas que protagonizam a cena musical de hoje a deixar o seu agradecimento ao cantor que quebrou barreiras e deixou uma marca incontestável, que perdura até aos dias de hoje. Este é um momento que vai trazer muita emoção ao Palco Mundo. António Variações foi um artista completo, que deixou obra verdadeiramente intemporal e que tem um forte impacto na nova geração. Para todos os que estão envolvidos nesta homenagem, é uma honra dar destaque à obra de Variações”, refere Zé Ricardo, diretor artístico do Rock in Rio. Vindos de estilos e sonoridades bem díspares, Linda Martini, Gisela João, Rui Pregal da Cunha e Deolinda, prometem criar e dar grande espectáculo, comprovando assim transversalidade e intemporalidade da música de Variações, no que será, também, para eles um momento único de poderem, perante o grande público, homenagear e mostrar o que lhes faz sentir a música de tão grande artista.

Durante a Homenagem todos os artistas vão subir ao palco a solo, mas depois vão-se misturar, criando encontro únicos, que terão como ligação a música de Variações. Serão variações com músicas de Variações… Confesse, já está desejoso que chegue o dia 31 de maio para re-ouvir sonoridades que o farão viajar a sons bem conhecidos. A direção artística deste momento está a cargo do cantor e compositor Zé Ricardo e tem curadoria do jornalista Nuno Galopim. A elaboração do espetáculo está a ser acompanhada de perto pela família do cantor. Um concerto a não perder, no Rock in Rio 2014.  •

+ Rock in Rio