Homenagem a José Mário Branco

A primeira resistência – e a mais decisiva – é aquela que se trava contra as nossas próprias limitações, os nossos próprios defeitos, a nossa própria vontade de ficar quieto e desistir.
José Mário Branco

No próximo dia 20 de Junho, sexta-feira pelas 21h30, a Casa Música no Porto será palco de uma homenagem a um nome forte da música e lírica portuguesa – José Mário Branco – feita por vários artistas ecléticos e interventivos que admiram o homenageado e foram influenciados, de alguma forma, por ele.

José Mário Branco disse, há muito tempo, que mesmo mais vivo que morto, os portugueses podem contar com ele para cantar e para o resto. E assim tem sido, com o público português a ouvir tudo o que ele tem para dizer cantando. As canções, as palavras, as intervenções, José Mário Branco é voz ativa na cidadania

Depois de José Afonso, é este José o nome mais forte na música de intervenção, em particular, e como referência incontornável da música portuguesa, em geral. Partindo de uma ideia original de Rui Portulez, a Opium avançou com a promoção deste espetáculo que abre com uma montagem de imagens inspiradas em Jose Mário Branco à qual se segue um concerto com atuação dos Batida, AF Diaphra, Manuel Pinheiro (Diabo na Cruz), Chullage, Guta Naki, JP Simões, Marfa, Miguel Pedro e António Rafael (Mão Morta), Ermo e Gambozinos. O evento encerra com uma leitura, sem rede, feita por João Grosso do conhecido texto “FMI”.

Os vários artistas convidados escolheram temas tão variados como “Inquietação”, “Eh Companheiro”, “Dairinhas”, “Mariazinha” ou “FMI” e trabalharam nas suas próprias reinterpretações O resultado destas incursões, apresentado ao vivo pela primeira vez na próxima sexta-feira, comprovando a plasticidade, a intemporalidade e a força da música que todos poderão ouvir e sentir neste concerto com o nome de “…De Certa Maneira, um concerto para José Mário Branco”.

Este será o primeiro de vários espetáculos pensados como forma de revisitação e atualização do património musical de José Mario Branco, um universo vário, complexo e muito rico, que vai da canção de intervenção ao fado, passando pela pop, funk, música popular e até de teor experimental.

+ “…De Certa Maneira, um concerto para José Mário Branco”
+ Casa da Música