Serralves em Viseu

A Quinta da Cruz, na Estrada de São Salvador, em Viseu vai receber a exposição “Estudos de Luz – Indícios, Reflexos e Sombras na Coleção de Serralves”.

Ignasi Aballí, Fernando Calhau, Lourdes Castro, Rui Chafes, Noronha da Costa, Ana Hatherly, Marine Hugonnier, Ana Jotta, Jorge Martins, Charlotte Moth, Bruce Nauman, Maria Nordman, Paulo Nozolino, Julião Sarmento, Silvestre Pestana, Grazia Toderi. Artistas expostos no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, sob o título “Estudos de Luz – Indícios, Reflexos e Sombras na Coleção de Serralves”, que viajam com trabalhos seus até cidade de Viriato com inauguração marcada para o dia 4 de agosto, às 18h30. Esta exposição que apresenta o trabalho dos artistas enumerados que integram a Coleção de Serralves e que exploram as várias potencialidades da luz, vai ser vista à luz de Viseu.

A forma como os objetos reagem a diferentes tipos de luminosidade sempre constituiu, ao longo da história da arte, um dos elementos mais importantes para o trabalho de pintores, escultores, arquitetos e fotógrafos. O explorar fenómenos de luz permite-lhes questionar a materialidade da expressão artística, iludir a nossa perceção, ou explorar o mínimo denominador comum que permite formar quaisquer imagens. Não é por acaso que os artistas que utilizam a fotografia são tão sensíveis à luz, que é, no fundo, aquilo que forma as imagens, ainda antes de serem captadas, fixadas, exibidas e postas a circular. Também os artistas que trabalham com filme e com vídeo encaram a luz como aquilo que lhes permite, antes de tudo e independentemente de escolhas iconográficas ou narrativas, captar e projetar imagens.

Uma exposição patente até dia 5 de outubro que não deve perder, se estiver ou for a Viseu. Horários 10h00 – 13h00 /14h00 – 18h00. Há quanto tempo não vai a terras de Viriato? (repare que até Serralves vai a Viseu). •

+ Serralves
© Fotografia (pormenor): Ana Hatherly, Loom DVD 1534 / Filipe Braga.

 

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.