Midori Seiler e Jos van Immerseel / Queluz

O outono chegou e com ele chega a música clássica ao Palácio Nacional de Queluz com dois revolucionários: Midori Seiler e Jos van Immerseel.

Para a abertura do Ciclo de Outono, no Palácio Nacional de Queluz, uma estreia em solo português, no dia 3 de outubro, em conjunto um pianoforte e um violino, num concerto que irá incluir obras de Beethoven, Schubert e Clementi. Midori Seiler e Jos van Immerseel são dois nomes, dois solistas, incontornáveis na cena musical internacional nos últimos 20 anos, responsáveis por criações artísticas e intelectuais, tais como orquestras e projetos de ordem estética, que hoje em dia são parte integrante de um movimento de revolução único, nas sonoridades.

Midori Seiler é, desde 2000, concertina em algumas da mais importantes orquestras internacionais como a Akademie für Alte MusikBerlin e a Anima Eterna e foi também concertino convidada em vários agrupamentos como a Orchestra of the Age of Enlightment e a Deutsche Kammerphilharmonie de Bremen. Já Jos van Immmerseel é hoje mundialmente reconhecido como solista notável e prestigiado intérprete de música de câmara tendo, paralelamente, construído uma carreira como Maestro, com Anima Eterna Brugge – a orquestra com instrumentos de época criada em 1987 como laboratório musical – que está hoje no centro das suas atividades. Juntos concretizaram projetos discográficos dedicados às sonatas para pianoforte e violino de Mozart, Schubert e Beethoven. São, portanto, nomes obrigatórios de conhecer e imperdível esta oportunidade de os ouvir tocar juntos, em Portugal.

O Ciclo do Outono é um evento organizado pela Parques de Sintra em parceria com o Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (CEMSP), que tem direção artística de Massimo Mazzeo. Depois do Ciclo de Carnaval, realizado em março passado, é agora vez do Ciclo de Outono trazer nomes de renome da música nacional e internacional, em cinco concertos no Palácio Nacional de Queluz. Desta vez o destaque é dado aos agrupamentos: duos, trios e orquestras.

Programa do Ciclo de Outono:
03/10, 21h00 – Sala da Música. Midori Seiler (violino) e Jos van Immerseel (pianoforte): L.V. Beethoven, F. Schubert, M. Clementi.
10/10, 21h00 – Sala do Trono. Diemut Poppen, Gerhild Romberger e Manuel Lange: J. Brahms, C. Debussy, H. Duparc.
11/10, 21h00 – Sala do Trono. Trio do Desassossego: L.V. Beethoven, F. Mendelssohn.
18/10, 21h00 – Sala do Trono. Concerto Campestre com Pedro Castro (direção musical) e João de Sousa Carvalho.
25/10, 21h00 – Sala do Trono. Orquestra Gulbenkian com Massimo Mazzeo (direção musical) e Karina Gauvin (soprano): F. J. Haydn, W.A. Mozart, J.D. Bomtempo.

Ciclo de Outono é evento que tem de fazer parte da sua agenda, pelo luxo de músicos que trará a Queluz. A ir, em outubro!  •

+ Ciclo de Outono
+ Programa completo