Lisboa Design Show 2014

Começou ontem o Lisboa Design Show 2014 (LXD) e a sua visita é esperada.

A Mutante é, mais uma vez, Media Partner do evento que temos o grande prazer de, novamente, divulgar no nosso universo. O LxD é um evento dedicado ao design em todas as suas formas de expressão: ao design de produto/ equipamento, ao design de moda e interiores, à inovação e à criatividade nacional e internacional, que reúne marcas, indústria, designers, ensino, opinion makers, com um programa completo (link no final deste artigo) e variado de conferências, workshops, academias e desfiles de moda, que realiza esta 5.ª edição de 8 a 12 de Outubro na FIL, no Parque da Nações, em Lisboa.

Enquanto evento multidisciplinar e criativo, o Lisboa Design Show tem como objectivo comunicar a identidade de designers, empresas, culturas, sociedades, estilos de vida, o prazer, a arte de viver, potenciando uma rede de contatos e negócios a nível internacional, num único espaço, que colocam o design e a indústria nacional no centro da discussão e na agenda de quem atua no setor. É uma montra em direto das últimas criações, das mais recentes marcas… é o mundo do design, em direto, em Lisboa.

E, aqui na Mutante, escolhemos dois destaques para vos acicatar a uma visita à FIL nestes próximos dias: BLACKCORK e HOME SWEET HOME.
Abrindo espaço à criatividade, através de um recurso natural com história em Portugal e com objectivo de promover soluções naturais e ecológicas atrativas aos mercados nacionais e internacionais, o designer Toni Grilo (formado pela École Boulle, em Paris) veste, através da cortiça, o cenário dos stands, auditórios, lounge e outros espaços do LxD, deslumbrando empresas e visitantes com as possibilidades de utilização deste produto, com tantas aplicações possíveis. A cortiça utilizada por Toni Grilo, para a cenografia do evento, será fornecida pela Sofalca uma empresa 100% portuguesa que se dedica a produzir e a comercializar aglomerado negro de cortiça expandida, um produto 100% natural, composto unicamente por grão de cortiça. Ligada ao design, através da sua mais recente marca de mobiliário contemporâneo – BLACKCORK – a Sofalca cede os blocos de aglomerado negros de cortiça que vestem toda a cenografia do evento, assinada por Toni Grilo, diretor criativo da marca.

Como habitual, neste evento, protótipos vencedores de jovens criativos são apresentados no âmbito do concurso Siemens – “HOME SWEET HOME”. Este ano, 14 peças foram escolhidas no Concurso Nacional de Design – Home Sweet Home by Siemens, organizado pelo LxD, com o patrocínio da Siemens eletrodomésticos e Turim Hotels, junto com outras parcerias; 14 num universo de 120 candidatos. Os eleitos ganharam pela sua originalidade e inovação, que se caracterizam por um conceito de excepcional qualidade, viáveis para reprodução e com fortes potencialidades de entrada no mercado, num futuro próximo. Todos foram avaliados por um júri independente composto por Miguel Comporta diretor de Área de Feiras da FIL e responsável pela Intercasa/LxD – Lisboa Desing Show, pelos designers Toni Grilo, Nilza Paraíba, Paula Gris Grais, Paulo Bago d ́Uva, pelo presidente da Associação Nacional de Designers, António Lacerda, e por Sónia Graça, brand manager da Siemens Electrodomésticos e por dois elementos de cada empresa patrocinadora dos protótipos. Miguel Comporta considera que “este concurso, integrado no LxD, é um óptimo meio de divulgação da criatividade dos designers portugueses, impulsionando e apoiando estes jovens e a sua integração na indústria nacional, da mesma forma que se promove a excelência dos nossos produtos, matérias-primas e execução dos projectos pela parte das empresas.” Os vencedores desta edição são:
“Toucador”, de André Gregório e Bártolo; “Assento Under Construction”, de Manuel Santos Vital; “Samurai | Faca de Chefe”, de Luciana Moreira Barbosa; “Cutelaria Hexagon”, de Nuno Filipe Pereira Correia; “Móvel de TV | WOOD BOW”, de Micael Fartaria Oliveira; “Aparador”, de Fábio André Gaspar Santos; “LINHA CREASE”, de Ricardo Machado; “Cadeiras e mesa de Jantar”, de João Gonçalves; “Conjunto de 3 pratos de refeição”, de Kátia Rodrigues Martins; “Flatware | 3 peças em porcelana para refeição”, de Tiago Russo da Silva; “Onda | 3 peças para refeição”, de Ana Salomé Castiço Figueiredo Carreiro; “Topázio | Serviço de chá | 5 peças”, de Rui grazina; “Candeiros”, de Telmo Filipe Neves Roriz; “Platinum | Conjunto de sofá e chaise longue”, de Micael Fartaria Oliveira.

Junto com estes dois destaques há muito mais para ver neste evento obrigatório do design, em Portugal. Há uma Casa Ideal’14, há novas marcas em estreia, há marcas existentes com peças recentes e novas, há matéria, forma, cor… e tudo mais que cabe na disciplina única do design.  Se é um apaixonado ou um profissional desta disciplina, apareça na FIL! Para organizar bem a sua agenda de hoje, amanhã e do fim-de-semana consulte o programa completo . •

+ LxD 2014