Arquitetura de Tóquio / Museu do Oriente

A “Arquitetura de Tóquio” está, em estudo, no Museu do Oriente, em Lisboa. Um estudo a ter de ser estudado, por si.

Não falamos de “exposição”, a que tantas vezes damos o nome de “aula”. Apresentamos sim um estudo em forma de workshop, sob o nome de “Small Tokyo”, que é uma abordagem teórico-prática às conceções do habitar em território japonês, tendo Tóquio como caso de estudo, e que se realizará no Museu do Oriente, de 23 a 31 de janeiro. Este pequeno curso abrange uma introdução teórica onde se abordarão exemplos de habitar no Japão, da arquitetura tradicional às vanguardas do pós-guerra e também à arquitetura contemporânea, estabelecendo relações entre a cultura e o habitar e as suas contribuições para a definição da cidade. Uma arquitetura despojada e simultaneamente tão rica e que tanto nos fascina e emociona.

Pretende-se ainda, neste workshop, que os participantes projetem uma casa, recorrendo ao desenho (técnico e livre) e concretizem o projeto através de maquetas e outros modelos tridimensionais. E parece que estamos afinal a ter de recorrer, também aqui, ao termo “aula”. Cada formando será convidado a escolher uma personagem japonesa (de um filme, livro ou outros) para habitar essa casa e especular sobre o seu estilo de vida, imaginando os seus hábitos, trabalhando a criatividade de uma forma singular, criando mundos de seres imaginados. Por fim, será dada uma nova função ao objeto idealizado e construído, colocando em evidência a transição da casa à cidade e a sua inter-relação. Em suma, o workshop compreende três partes:
1. Introdução teórica onde se abordarão exemplos de habitar no Japão, da arquitectura tradicional às vanguardas do pós-guerra e também à arquitectura contemporânea, estabelecendo relações entre a cultura e o habitar no Japão, e as suas contribuições para a definição da cidade.
2. Cada formando será convidado a escolher uma personagem japonesa (de um filme, livro, etc.), que será o habitante da casa a imaginar e a base para desenvolver, recorrendo ao desenho técnico, um objecto da sua autoria. (Os participantes serão encorajados a especular sobre o estilo de vida das personagens, imaginando os seus hábitos de habitar).
3. “Reconstrução” do trabalho efectuado, operando uma reconceptualização do objecto, transformando a casa em cidade e especulando sobre relações entre os objectos e as suas implicações no habitar em comum (habitar a cidade).

O workshop é orientado por João Carlos de Almeida e Silva, arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e doutorando na mesma instituição, onde prepara tese com o tema “Publicidade revista 1947-1988: Interferências entre Publicidade e Arquitetura”. Em 2011, venceu o concurso Tec-Empreende (ANJE/INESC) para o desenvolvimento de protótipo de “Publicidade habitável”. Foi bolseiro da Fundação Oriente com o projeto Futuro Doméstico Primitivo, que visa o estudo do doméstico japonês, através de estágio no ateliê do arquiteto japonês, Sou Fujimoto. Será, mui certamente, uma aula bem conduzida e onde muito aprenderá.

Workshop “Small Tokyo” / 23, 24, 25, 30 e 31 de janeiro, 2015. Com os seguintes horários:
dia 23: 18h00-20h30
dia 24: 10h00-12h30 e 14h30-18h00
dia 25: 10h00-12h30
dia 30: 18h00-20h30
dia 31: 10h00-13h00 e 14h30-18h00

O preço deste workshop é de 100,00€ (inclui os materiais). Se o Japão o fascina, se a arquitetura é parte do imaginário do seu dia. Inscreva-se e participe nesta aula, no Museu do Oriente. Bons projetos! •

+ Museu do Oriente (inscrição).

Partilhe com os seus amigos: