Ciclo de música Pássaro / Tó Trips

Pássaro – denomina-se desta forma o ciclo de música com que a promotora Covilhete na Mão arranca o ano de 2015. Uma iniciativa que quer levar à região transmontana, mais especificamente à cidade de Vila Real, artistas de referência nacional e internacional da música contemporânea, apresentados num espetáculo mensal, em local singular e com lotação reduzida a 100 pessoas.

No voo seguro, o Pássaro apresenta o guitarrista português Tó Trips, um nome inconfundível da música nacional que hoje, muitos, associam rapidamente aos cativantes Dead Combo. Tó Trips, guitarrista exímio, divide o seu tempo entre os seus cada vez mais planetários e desejados Dead Combo e apresentações ao vivo a solo no nosso país, mostrando os novos temas que tem composto e terão lugar num próximo e muito esperado novo disco, bem como outras peças em guitarra acústica e elétrica que tem trabalhado para encomendas de espetáculos de dança. Cofundador de marcos da recente música nacional, como é o caso dos Lulu Blind ou Dead Combo, e membro da fase final dos Santa Maria Gasolina em Teu Ventre, Tó Trips viu, em 2009, o lançamento do seu primeiro álbum a solo, “Guitarra 66”, pela Mbari, trabalho muito bem recebido pela crítica. Um registo de música sincera, generosa, que encaixa as pistas e materializações que Trips já dava nos Dead Combo. O meta-fado de Paredes, a música de uma Lisboa boémia, o lado mais lírico do western spaghetti de Ennio Morricone, o encontro ibero-árabe do flamenco e mais com toda a certeza, deixando-nos com uma linguagem que liga todos estas gramáticas e criando um esperanto seu, real como só ele sabe. Guitarrista do melancólico e do luminoso, transforma em som um ser que é profundamente português, fascinado pelas viagens – reais, internas, imaginárias e impossíveis.

Depois de se ter estreado no Auditório Comendador Manuel Correia Botelho, do Conservatório Regional de Música de Vila Real, e ter passado pelo magnífico Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Real, o ciclo de música Pássaro ruma agora até à Biblioteca Municipal de Vila Real, a casa escolhida para receber a guitarra de Tó Trips. Este espetáculo conta com parceria da Biblioteca Municipal de Vila Real, coprodução do Teatro de Vila Real e apoio da Câmara Municipal de Vila Real, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Associação Académica da UTAD, Quinta do Paço e Traga Mundos. A promoção e produção estão a cargo da promotora Covilhete na Mão. É assim, o levar as boas sonoridades onde, normalmente, elas não passam, tanta vez.

Domingo, dia 1 de março, pelas 18h00, há um dedilhar ímpar em Vila Real sob o nome de Tó Trips. A ir! •

+ Pássaro
© Fotografia: Tó Trips.

Partilhe com os seus amigos: