As 4 exposições da LisbonWeek 2015

O arquiteto e a artista portugueses Porfírio Pardal Monteiro e Maria Keil, os Urban Sketchers e Vanguarda são o cerne de quatro mostras que integram o programa da edição deste ano da LisbonWeek.

Com data marcada entre 10 e 19 de abril, a LisbonWeek acontece, em 2015, em Alvalade, o bairro lisboeta que é palco de quatro exposições produzidas de raiz e de entrada livre.

Começamos por “Porfírio Pardal Monteiro – Arquitecto de Lisboa”. Com curadoria de Ana Tostões e de João Pardal Monteiro, esta mostra é composta por objetos pessoais, desenhos e imagens da primeira metade do século XX, entre os quais se encontram os esboços de edifícios projetados pelo arquiteto português, um dos mais importantes do século XX, como a Estação do Cais do Sodré, bem como correspondência com colegas do movimento modernista ou primeiros planos de equipamentos, como o Instituto Superior Técnico. A suma da vida e obra de Porfírio Pardal Monteiro (1897-1957), a visitar numa sala de 1000 metros quadrados da Biblioteca Nacional de Portugal, de segunda a sexta, das 9.30 às 19.30 horas, e aos sábados, das 9.30 às às 17.30. Para as visitas guiadas a esta exposição, com um número mínimo de dez pessoas, os interessados devem fazer a pré-marcação através de reservas@lisbonweek.com.

Em jeito de homenagem a uma das artistas portuguesas mais multifacetadas das últimas décadas, a LisbonWeek prepara a mostra intitulada “Encontrar Maria Keil”, que aponta para os painéis de azulejos que revestem 19 estações do Metropolitano de Lisboa, “totalmente de borla, por amor à arte”, como o disse, com especial destaque para a estação de Alvalade, a grande prova de amor pela cidade de Lisboa. Maria Keil (1914-2012) trabalhou ainda em cenografia, tapeçaria e pintura. A entrada na mostra é livre, mas implica o bilhete de acesso ao cais de embarque da estação. A visitar de segunda a domingo, das 6.30 horas à 1 da manhã.

Os Urban Sketchers mostram, por sua vez, Alvalade através de 40 desenhos em diários gráficos, um trabalho realizado em dois meses, durante os quais captaram, a cores, a vida e o dia a dia do bairro de Alvalade. Para ver de segunda a sexta, das 10 às 19 horas, na Reitoria da Universidade de Lisboa.

Os prédios, as avenidas, os cinemas, momentos da Alvalade na década de 1950’. Eis o mote de “Vanguarda”, a exposição de fotografia que captou, a preto e branco, a época avant-garde deste bairro de Lisboa. Uma viagem ao passado feita por conceituados fotógrafos, como Amando Serôdio, Artur Goulart e João Brito Geraldes, cujas imagens foram cedidas pelo Arquivo Municipal de Lisboa, patente no Centro Comercial Alvalade, de segunda a domingo, das 9 às 21 horas.

Agora é só tomar nota e ir. •

+ LisbonWeek 2015

Para partilhar com os amigos