Coimbra prepara-se para receber, já no próximo mês de abril, mais uma edição do Festival Santos da Casa, da Rádio Universidade de Coimbra (RUC).
“17 é um número que nos enche de orgulho. Perceber a quantidade de horas que ‘oferecemos’ de música à cidade, chega a dar-nos um arrepio na espinha. Mas acima de tudo, uma vontade enorme de continuar a trazer a Coimbra alguns dos projetos que todos os dias divulgamos e em que acreditamos. E cá estamos de volta com o Festival Santos da Casa, no ano em que o programa da RUC com o mesmo nome chega às 23 primaveras.”
Os santos da casa são Fausto Silva e Nuno Ávila. Santos em toda a sua plenitude já que não há músico português que não lhes tenha devoção (merecida), com toda a certeza. Eles que têm dado voz e espaço à música portuguesa, como poucos. A Coimbra, com este festival, procuram sempre trazer a novidade mais recente, a estreia exclusiva e (re)trazer quem mais se destacou nos últimos tempos. Querem, desde o início, “tentar provar a todos que existem boas bandas para ver e ouvir.” E assim tem sido e assim continuará a ser como pode constatar pelo programa que abaixo vos mostramos.
Não há uma casa fixa, hoje em dia, para o Festival Santos da Casa. “Tornou-se nómada e tomou de assalto todos os espaços da cidade onde era possível mostrar som. O corredor e terraço da nossa RUC, o Museu dos Transportes, o àCapella, a FNAC, a Via Latina, a Galeria Santa Clara, o Ar D’Rato, o Arte à Parte, o Salão Brazil, o States, o CITAC, o TEUC, o Aqui Base Tango, o Auditório do Conservatório de Coimbra e o Teatro Loucomotiva em Taveiro foram alguns dos espaços que acolheram as bandas por nós escolhidas. Este ano estreamos a sala da Tabacaria na Oficina Municipal de Teatro e o Café Santa Cruz. Esta itinerância tornou-se marca da casa“. O que faz todo o sentido já que a música está em todo o lado… que se levem as bandas aos mais diversos espaços que a cidade tem para oferecer, que não são poucos. Com o tempo, Fausto e Ávila alargaram o leque que deixou de ser só música – “Não só os concertos fazem parte da agenda. Temos tido agradáveis conversas sobre música e já projetámos som na tela. Se nos perguntam se continua a ser válido mostrar em palco alguns dos sons que divulgamos no nosso programa, blog e facebook, dizemos sem pestanejar que sim. Existem por aí muitas bandas a valerem este nosso esforço” – algo que se mantém este ano, com Imagens com música II e que desafiamos que marque presença. Sem mais paleio, eis o que querem saber, o programa alinhado:
04/04, 22h00 – Ana Cláudia, Teatro Loucomotiva (Taveiro).
11/04, 22h00 – Golden Slumbers, Tabacaria, Oficina Municipal de Teatro.
14/04, 21h00 – Imagens com música II com André Tentúgal + Vasco Mendes + Vera Marmelo + Afonso Bastos, Fnac Coimbra.
16/04, 19h00 – TNT, Corredor da RUC com transmissão em direto em 107.0 ou www.ruc.fm.
18/04, 19h00 – Best Youth (live radio showcase), Corredor da RUC com transmissão em directo em 107.0 ou www.ruc.fm.
19/04, 16h00 – Coelho Radioactivo, Fnac Coimbra.
22/04, 19h30 – Bruno Pato (Botàbaixa AAC), Café Santa Cruz.
23/05, 22h00 – Bússola + Les Crazy Coconuts, Salão Brazil.
24/05, 22h30 – Cachupa Psicadélica + Marafona, Salão Brazil.
25/04, 19h00 – Um Corpo Estranho, Corredor da RUC com transmissão em directo em 107.0 ou www.ruc.fm.
É marcar na agenda e participar desta festa da RUC, com dois santos da música nacional. A ir! •
+ Festival Santos da Casa
© Imagem: Cartaz de divulgação do Festival Santos da Casa.
Partilhe com os seus amigos: