Os Lusíadas no Museu da Ciência / Coimbra

A obra obrigatória “Os Lusíadas” vão habitar o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra – Galeria de Zoologia – com uma encenação de Mário Montenegro/ Marionet.

A Marionet – Associação Cultural, estreou ontem, em Coimbra na Zoologia do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, a sua peça de teatro “Os Lusíadas no Museu da Ciência”, que estará em cena até dia 21 de março. Propõem uma adaptação de “Os Lusíadas” de Luís Vaz de Camões, recriando a viagem de Vasco da Gama até à Índia através das diferentes salas da Galeria de Zoologia. Uma forma bem diferente e original de visitar este museu, apoiada na viagem descrita por Camões e na colecção aqui exposta. Este espetáculo está inserido no Programa da 17.ª Semana Cultural – Universidade de Coimbra (que celebra) 725 Anos: Tempo de Encontro(s).

A viagem inicia-se com as naus lusitanas no cais, prestes a partir, aonde acorre o povo a chorar os entes queridos que vêem ir embora e onde se destaca o episódio do Velho do Restelo. Segue-se uma passagem pela costa ocidental africana e a descrição daquilo que os portugueses lá foram encontrando. No término dessa costa, surge a figura imponente do temido Adamastor que, parecendo querer ter por vítimas as naus portuguesas, é ele vítima de um profundo desgosto de amor. 
Transposto o Cabo das Tormentas, assistimos no Olimpo ao Concílio dos Deuses que decide da sorte dos portugueses. Entretanto, estes, já a navegar no largo Oceano Índico, são vítimas de uma violenta tempestade, até que alcançam, por fim, terras indianas. 
Aí, após promessas de paz e amizade entre Vasco da Gama e o Samorim, os portugueses deixam a terra achada rumo a Portugal levando alguns sinais desse descobrimento marítimo. Nessa viagem de volta à pátria, são recompensados por Vénus, que lhes oferece a Ilha dos Amores povoada de ninfas e de prazeres, onde se puderam refrescar para o resto da viagem até Lisboa, aonde chegaram dois anos e dois meses depois de terem partido.

Diga lá se tentado não está a ver esta obra que todos já lemos representada numa Galeria de Zoologia? A interpretação está a cargo de Marta Félix, Miguel Lança, Pedro Lamas e Ricardo Vaz Trindade; a adaptação é pela mão de Filipe de Góis e Mário Montenegro, com banda sonora original de Rui Capitão. Uma coprodução da marionet e do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra onde vai querer marcar presença.

Eis os horários para organizar a sua agenda: 10h30 de terça a sexta-feira; 15h00 de terça a sábado; 21h30 ao Sábado. O público alvo são as escolas por isso, se é professor… olhe aqui uma aula tão original de língua portuguesa. Todavia, a peça está também à espera do público geral que queira reviver as aventuras portuguesas. A ir. •

+ Universidade de Coimbra 725 Anos: Tempo de Encontro(s)
+ Marionet
© Imagem: pormenor do cartaz de divulgação.

Partilhe com os seus amigos: