Abril é mês de estreias e regressos no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB) com: o novo espetáculo da Marionet – “Ego”, de Carl Djerassi; o regresso do” Taleguinho” – projecto musical, para famílias, de Catarina Moura e Luis Pedro Madeira; a exibição do aclamado filme de Pedro Costa – “Cavalo Dinheiro”; “Acima das nossas possibilidades”, de Pedro Neves. E agora, vamos por partes…
Este novo mês começa e acaba, na casa d’A Escola da Noite, com o ciclo “Democracia e Inquietação”, organizado pelo Projecto Alice, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Já hoje, dia 1 de Abril, 21h30, é exibido o filme “Uma revolução tranquila”, de Giovanni Allegretti e Pierre Stoeber, sobre as experiências de construção e aplicação de orçamentos participativos – seguido de debate com Giovanni Alegretti e os comentários de Maria dos Prazeres Francisco. No final do mês, a 30 de Abril, 21h30, passam os filmes “Acima das nossas possibilidades” e “Conversas do Mundo”; ambos têm realização de Pedro Neves, sendo que o segundo foi feito em co-autoria com Boaventura Sousa Santos, haverá debate com a presença dos realizadores e os comentários de José Manuel Pureza.
O grande destaque, do mês de abril, no TCSB está na estreia, no próximo dia 8 de abril, da peça “Ego” pela companhia Marionet. “Ego” é uma peça de Carl Djerassi e é considerada a primeira peça “não científica” deste autor, que assume ter-se inspirado em Fernando Pessoa e nos seus heterónimos. O texto trata da forma como um escritor, Stephen Marx, encena a própria morte para poder observar a reacção dos seus leitores e críticos. Carl Djerassi, recentemente falecido, foi um cientista e escritor que se celebrizou no mundo da ciência pelo papel fundamental que teve na invenção da pílula anti-concepcional feminina nos anos 60 do século XX. Nos últimos anos da sua vida, dedicou-se à escrita de ficção e peças teatrais. Entre outras obras, é autor da peça “Cálculo”, que a Marionet apresentou em 2011, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Com encenação de Mário Montenegro e um elenco que junta, para além do director da Marionet, os atores Joana Macias e Paulo Guerreiro, o espectáculo cumprirá uma temporada de duas semanas, com espectáculos de quarta a sábado, 21h30 e domingos, 16h00. Nos dias 12 e 19 de Abril, 18h00, terão lugar dois debates após o espectáculo, no bar do Teatro, sobre a obra dramática de Djerassi e sobre a influência de Fernando Pessoa nesta peça, com a participação de vários convidados – com Júlio Cardoso (actor/encenador), Manuel João Monte (químico, professor FCUP), Mário Montenegro (actor/encenador), Paulo Matos (actor/encenador) a 12 de abril sobre “A obra dramática do químico e escritor Carl Djerassie”; e com António Apolinário Lourenço (professor FLUC) e José Luís Pio Abreu (psiquiatra, professor FMUC) no dia 19 de abril sobre “A influência da obra e heteronímia de Fernando Pessoa na peça ‘Ego’”.
Rumando ao cinema temos “Cavalo Dinheiro”, de Pedro Costa. A 28 e 29 de Abril, 21h30, é exibido o mais novo filme do cineasta português Pedro Costa. “Cavalo Dinheiro” estreou em 2014, no Festival de Locarno, onde foi distinguido com o Leopardo de Melhor Realizador e recebeu o prémio da Federação Internacional de Cineclubes. Em “Cavalo Dinheiro”, Pedro Costa volta a mostrar-nos o cabo-verdiano Ventura, personagem central dos filmes “Ossos” (1997), “No quarto da Vanda” (2000) e “Juventude em Marcha” (2006). Numa altura em que o bairro das Fontaínhas já não existe, demolido em nome do progresso, Ventura continua perdido num país assombrado pela guerra colonial, pela revolução e pela descolonização e revisita os seus fantasmas pessoais, “que se vão moldando aos fantasmas de Portugal”.
E, por fim, o regresso dos sábados para a infância com “Taleguinho”. Prossegue, este mês, a programação dos sábados para a infância no TCSB. Como prometido, para não desiludir ninguém, desde a estreia no passado mês de fevereiro, o projecto musical de Catarina Moura e Luis Pedro Madeira – “Taleguinho” – volta ao palco da Cerca de São Bernardo. A próxima sessão de “Costurar cantigas e histórias da nossa memória” tem lugar no dia 11 de Abril, pelas 10h30, e é indicada para crianças entre os 3 e os 10 anos (e respetivas famílias). Inicia-se também este mês um conjunto de sessões especiais para escolas e jardins de infância, cujo calendário está disponível no blogue d’A Escola da Noite. Ainda no âmbito da programação dedicada aos mais novos, mantém-se a iniciativa “Flores de Livro – leitura de contos para a infância”, sempre no último sábado de cada mês, em abril acontece no dia 25, tendo a comemoração da Revolução como tema inspirador.
É tomar nota desta programação e ir, à Cerca de São Bernardo. Bons programas! •
+ Teatro da Cerca de São Bernardo
Partilhe com os seus amigos: