Exposição: “Lugar de mim” / Susana Paiva

A Câmara Municipal de Coimbra e a Mercearia de Arte apresentam o projeto expositivo “Lugar de mim”, da fotógrafa Susana Paiva, e a Mutante é Media Partner desta exposição, que vai ter de visitar.

Este projeto – integrado na programação da EIF (Escola Informal de Fotografia) – com abertura agendada para dia 22 de maio, pelas 18h00, na Casa da Escrita, em Coimbra, contempla a realização de uma exposição autobiográfica da fotógrafa Susana Paiva, com produção da Mercearia de Arte, e estará patente até dia 15 de junho, bem como a criação de um conjunto de objetos editoriais que serão apresentados, debatidos e comunicados ao longo da vigência do projeto da EIF. O projeto é o espelho da relação intrínseca entre fotografia e livro, tanto como suporte final como espaço expositivo. Além do grupo de trabalho da EIF juntar-se-ão a este projeto diversos convidados que partilharão as suas experiências na área da investigação, criação, edição, conservação e construção de livros. Momentos que cremos que serão únicos e ricos.

E para descrever o “Lugar de mim”, a melhor pessoa, Susana Paiva, nas suas próprias palavras: “O projecto ‘Lugar de mim’ – pensado como um inventário poético, onde figurariam materiais identificados como sendo fundamentais na minha edificação, acabou por se revelar um espaço fragmentário, pontuado, em doses idênticas, por facto e ficção, indexado por materiais apenas totalmente decifráveis à luz dos afectos.
Aqui nesta Casa da Escrita, onde de momento habito, moram agora tempo(s) e espaço(s) muito distinto(s) desta enorme aventura que tem sido a minha construção enquanto fotógrafa. São espaços-memória, ficções-fátuas, cadernos de encargos – poéticos, claro -, pequenas declarações de amor, histórias de conquista e derrota, e muitas construções efémeras – pura cenografia edificada através do caminhar.
Alberga este projecto não apenas obras de minha autoria mas também um conjunto de obras assinadas por outros autores – todos eles parte de uma rede de cumplicidades sem a qual não imaginaria poder continuar a criar. É uma casa partilhada, onde o corpo se traduz e revela imaginação.
São as muitas linguagens presentes nesta convocatória artística, que contribuem colectivamente para a construção deste novo lugar – um lugar de mim, que reivindica não apenas o poder da linguagem, em todas as suas múltiplas possibilidades de escrita, mas também dos afectos como propulsores dessa expressão.
Este trabalho é assim, indubitavelmente e em simultâneo, processo e obra final, ou pelo menos finalizada por ora, pronta a ser fruída por todos vós. É um trabalho que assenta na importância da dimensão do jogo subjacente à relação entre quem cria e quem recebe, pois quem recebe também (re)cria.
Olhando, escutando e reflectindo sobre este(s) objectos(s) seremos todos, de certa maneira, co-criadores desta obra ainda em devir.

Susana Paiva nasceu em Moçambique, no ano de 1970 e trabalha, desde 1989, como fotógrafa de teatro e de imprensa, optando, mais tarde, enveredar pela fotografia de autor. Em Portugal trabalhou para várias publicações, entre as quais Dna, Egoísta, Vogue, Notícias Magazine, Magazine Artes, Forum Estudante, Forum Ambiente e Descobrir. É coordenadora da plataforma The Portfolio Project e editora da coleção Reflex-Reflections on Photography. Desde 2006, o seu trabalho tem sido representado pela Anzenberger Agency e está presente em várias publicações editadas por reconhecidas editoras.

Por fim, tem ter uma ideia bem concreta do programa bem preenchido e do percurso a fazer pelas intervenções da exposição “Lugar de mim”, aqui vos deixamos um esquema:
Piso 1, Salão – Sala Polivalente / Primeiro Movimento
“THE COLLECTION” | vídeo PAL, 44:32, estéreo | obra de Margarida Guia e Susana Paiva “Cartografia – Coimbra no Mapa” | Sala de Jantar;
Exposição documental | 10 anos de DNA
Piso 2
“Este é o Meu Corpo” | Sala de Colóquios Instalação;
“Manufactura – Livros de Artista e outros objectos singulares” | Sala de Colóquios Exposição de livros de artista;
“Outras Histórias de Amor” | Residência Artística Exposição de correspondência privada;
“O Livro é uma Casa” #1 | Residência Artística;
Exposição e consulta dos livros de Susana Paiva, enquanto autora e editora;
Segundo Movimento | Residência Artística;
“Resguardo das esfinges – declinações do branco”| vídeo PAL, 55:36, estéreo | obra de Maria Toscano e Susana Paiva;
“Quem quer ser Susana Paiva – a partir de cadernos de criação 2013” | vídeo PAL, 09:19, estéreo;
“Auto-retrato” | Sala de Reuniões Instalação;
Piso 3
“O Livro é uma Casa” #2 | Sala do Arquivo Exposição de livros marcantes para a autora;
“Presente Futuro” | Sala do Arquivo;
Exposição de um projecto colaborativo, no qual convidados intervêm individualmente sobre um livro-objecto;
Exterior | Jardim
“Húmus – Morte e Vida de uma Imagem” | Estufa Exposição de fotografia.

Actividades e Visitas Guiadas
25 a 27/05 e 22 a 25/06, acompanhamento por Susana Paiva, das 16h00-17h00.
“Habitar o Mesmo Corpo”
25/05 – Carta branca a Maria Sousa; 26/05 – Carta branca a Susana Paiva; 27/05 – Carta branca a Hugo Besteiro; 28/05 – Carta branca a João Paulo Cruz; sempre com o horário 18h30-20h00.
(inclui a apresentação informal dos projectos fotográficos, dos participantes da EIF, em torno da obra “Diálogos com a cidade”)
29/05 – Carta branca a João Rasteiro; 22/06 – Carta branca a Equipa Chronospaper – criação, conservação e restauro de livros; 23/06 – Carta branca a Susana Paiva; 24/06 – Carta branca a Clara Moura; 25/06 – Carta branca a Miguel de Carvalho; sempre com o horário 18h30-20h00.

“Evento Pop-Up”
30 e 31/05 – Participação de Carlos M. Fernandes, Francisco Varela, Pedro Teixeira Neves e equipa de trabalho do grupo “Projecto Ela/She” (Carla de Sousa, Carmo Almeida, Fernanda Gouveia e Maria Plácido Cera); Mercearia de Arte e Livraria Marcel; das 14h00 às 18h00.
30/05 – Apresentação de projetos de Carla de Sousa, Fernanda Gouveia, Francisco Varela e Maria Plácido Cera (instalações artísticas disponíveis das 14h00 às 18h00); das 15h00 às 16h30.
30/05 – Apresentação do livro “Dias Ícaros” de Pedro Teixeira Neves e Susana Paiva; das 17h00 às 18h00.
31/05 – Apresentação de projectos de Carla de Sousa, Carmo Almeida, Fernanda Gouveia, Francisco Varela e Maria Plácido Cera (instalações artísticas disponíveis das 14h00 às 18h00); das 15h00 às 16h30.
31/05 – Apresentação do livro “Paisagens Ocultas – Notas sobre Arte, Ciência e Criatividade Distribuída” de Carlos M. Fernandes; das 17h00 às 18h00.
Nestas datas estarão disponíveis, para aquisição, livros e outros objectos artísticos, comercializados pela Mercearia de Arte e pela Livraria Marcel.

Para que nada falte para fazer a sua visita, os dados finais. Local da exposição – Casa da Escrita, Rua Dr. João Jacinto, n.8, 3000-225 Coimbra -, com o seguinte horário – 22 de maio, das 18h00 às 20h30; 25 a 29 de maio, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 20h00; 30 e 31 de maio – das 14h00 às 18h00; 01 a 15 de junho, de 2.ª a 6.ª feira, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 20h; 22 a 25 de junho, das 14h00 às 20h00.

Cartaz de Divulgação.

A não perder, em Coimbra, fotografia de excelência de uma fotógrafa de “lente” cheia. Tome nota de todo o programa e passe pela Casa da Escrita! •

+ Susana Paiva
+ Casa da Escrita
+ Mercearia de Arte
@ Fotografia: Susana Paiva.

Partilhe com os seus amigos: