Na primavera (e outono), as Quintas do Conservatório são de música e animação, com uma oferta plural e diversificada programação. Estamos em plena primavera e as quintas-feiras têm sido bem preenchidas.
Amanhã, dia 07 de maio, é quinta-feira d’”O Nascimento de Orfeu”, no Conservatório de Música de Coimbra (CMC). Na primeira metade do séc. XVII assistiu-se a uma profunda alteração do estilo musical. Em Itália, compositores como Monteverdi e Caccini puseram a música ao serviço do texto poético e da expressão das emoções, tentando emular aquilo que julgavam ter sido a prática musical no tempo da Antiguidade Clássica.
O concerto “O nascimento de Orfeu” congrega obras representativas deste período, que o ensemble constituído por professores e alunos do Conservatório de Música de Coimbra vai interpretar com instrumentos de música antigos e modernos, pretendendo demonstrar que muitos dos códigos da música tonal atual (erudita e popular) nasceram, tal como a primeira ópera “Orfeu”, há cerca de 400 anos, e permanecem até hoje como marca distintiva da música ocidental. Uma viagem no tempo, da música, com a seguinte ficha técnica e programa:
Ficha Técnica: Ensemble de Música Antiga do CMC, com colaboração do Ensemble de Trombones do CMC e Coro da Câmara do CMC.
Programa com obras de: C. Monteverdi; T. Merula; S. Landi; B. Strozzi; V. Aleotti; C. Gesualdo; G. Gabrieli; C. Gastoldi.
A ir, em Coimbra.
+ Conservatório de Música de Coimbra
+ A2C2
© Imagem: pormenor do cartaz de divulgação.
Partilhe com os seus amigos: