“Be with me now” / Gulbenkian

Com música de Mozart, Bellini, Britten, Pablo Luna, Michel Lambert, Daan Janssens, Stravinsky, Wagner, Händel, Mitterer e Vasco Mendonça chega à Gulbenkian o que se pode chamar de “Um percurso amoroso através da ópera europeia”.

“Be with me now” é a nova produção da rede ENOA (Rede Europeia de Academias de Ópera), à qual a Fundação Calouste Gulbenkian pertence e o percurso que acima falámos.

Encomendada por ocasião do 5.º aniversário dessa rede, “Be with me now” conta com a participação, com uma peça inédita, do compositor Vasco Mendonça. Estreada no Festival d’Aix-en-Provence em julho de 2015, “Be with me now” é uma ópera contemporânea que viaja pela Europa através da música, inspirando-se n’”A Flauta Mágica” de Mozart, é só recordar o tão conhecido Papageno, compositor que tem sido um motor recorrente da programação do Festival d’Aix-en-Provence, a ópera abre com Tamino, que recebe uma carta da sua amada com um convite para revisitarem lugares onde os dois estiveram juntos, com o objetivo de reviverem e reavivarem memórias. Ao sair de cena, Tamino parte numa viagem em busca de um amor perdido, atravessando quatro séculos de música e as cidades que mais marcaram a Europa no que diz respeito à música e à ópera, para afinal concluir que só o presente e o futuro podem ligá-lo verdadeiramente à sua amada.

A ópera espelha a imensidão do universo musical composto no continente europeu, incluindo peças de Bellini, Britten, Pablo Luna, Michel Lambert, Stravinsky, Wagner, Händel e Mitterer e ainda duas criações musicais de compositores contemporâneos: “Tristia” do belga Dan Janssens e “What the Night Brings” do português Vasco Mendonça, que tinha estreado, em 2013, a ópera The House Taken Over no Festival d’Aix-en-Provence, também no âmbito da ENOA, apresentada na Fundação Calouste Gulbenkian em Fevereiro de 2014.

É imensurável o valor da música e a qualidade que a Europa cria. “Be with me now” é uma produção ENOA que conta com os seguintes coprodutores: Fundação Calouste Gulbenkian, Aldeburgh Music, Bayerische Theaterakademie August Everding, Dutch National Opera & Ballet, Festival d’Aix-en-Provence, LOD music theatre, Queen Elisabeth Music Chapel, Teatr Wielki – Polish National Opera.

Uma ópera 10 de novembro 2015, pelas 21h00
, no Grande Auditório

 da Fundação Calouste Gulbenkian. ”Be with me now”, um percurso amoroso através da ópera europeia com: Manoj Kamps (piano e musical direction), Julien Fišera (encenação), Isabelle Kranabetter (dramaturgia), Maartje Rammeloo (soprano), Rannveig Káradóttir (soprano), Kinga Borowska (mezzo-soprano), Gwilym Bowen (tenor), Tomasz Kumiega (baritono), Fanglei Liu (violino), Ana Filipa Lima (flauta), Sébastien Van Kuijk (violoncelo).

Que tal, vamos à ópera? •

+ Fundação Calouste Gulbenkian
© Fotografia: Festival d’Aix-en-Provence.

Partilhe com os seus amigos: