Os Pentawards distinguiram a conceção criativa do atelier de branding e design de vinhos para o Tyto Alba Vinhas Protegidas tinto 2012, da Companhia das Lezírias, com o galardão de prata.
Tyto alba ou coruja-das-torres: Ave de porte elegante que habita na propriedade e desempenha um papel fundamental no equilíbrio do ecossistema das vinhas, uma vez que se alimenta de pequenos mamíferos que destroem as culturas.
Eis o mote para a conceção do conceito e da identidade visual do Tito Alba Vinhas Protegidas tinto 2012, um néctar de Baco da Companhia das Lezírias, do Ribatejo, na qual o olhar atento desta fiel ave de rapina está retratado no rótulo da garrafa, como se estivesse à espreita através da abertura feita na parte frontal da embalagem – uma caixa ninho de madeira reutilizável (as instruções encontram-se no interior). Um trabalho cuja criatividade da designer Rita Rivotti, com um percurso ímpar ligado à estética do vinho, lhe valeu a medalha de prata na categoria Beverages – Wines Brand da edição de 2015 dos Pentawards, o prestigiado concurso de criatividade a nível mundial onde são distinguidos os melhores projetos de packaging.
O conceito criado em redor do Tito Alba Vinhas Protegidas tinto 2012 traduz, no fundo, o compromisso com a conservação da biodiversidade, iniciativa registada pelo desempenho da Companhia das Lezírias, empresa agrícola e florestal com um papel preponderante na preservação da natureza e na proteção das espécies entre Tejo e o Sado.
Sobre Rita Rivotti, fundadora do atelier homónimo, é licenciada em agronomia e possui um mestrado em Marketing e Gestão de Marcas, do ISCTE e o grau 2 do Wine & Spirit Education Trust. Após sete anos de interregno no mercado do trabalho, para se dedicar ao papel determinante de mãe a tempo inteiro, criou a primeira agência de design em Portugal dedicada ao sector dos vinhos, tendo o seu trabalho sido feito com base no conhecimento exaustivo do mundo do vinho, desde a produção ao lançamento no mercado, construindo conceitos para cada marca e tendo, em 2014 arrecadado a medalha de ouro da edição de 2014 dos Pentawards, na categoria Luxo – Vinho e Champagne, pela conceção do conceito e da identidade visual do vinho Crochet 2011, do Douro.
Quem disse que o legado de Baco não casa bem com criatividade?
Brindemos ao fim de semana que está à porta! •