Júlio Resende anda na estrada com os concertos de apresentação de “Fado & Further” e consigo tem com dois convidados muito especiais, Sílvia Pérez Cruz e Moreno Veloso.
Considerado um dos mais prestigiados pianistas portugueses, criativo e virtuoso improvisador, o pianista Júlio Resende que se afirmou no jazz, ao lado de Bernardo Sassetti ou Mário Laginha, desafiou as possibilidades da liberdade jazzística e quis cantar a canção portuguesa através do seu piano. Conseguiu brilhantemente em “Amália por Júlio Resende” e repete a receita com “Fado & Further” sem desiludir.
Júlio Resende recebeu a herança de Carlos Paredes e Amália Rodrigues e do seu dedilhar saiu uma nova e original abordagem ao Fado. “Sem redes”, sem partituras, sem guião, improvisando sobre a melodia do fado e tornando cada apresentação num presente único que oferece ao público a cada espetáculo realizado. Surge assim um novo paradigma na cena musical portuguesa, um paradigma que tem de ouvir e conhecer: o Fado Jazz.
O dueto que criou com a voz de Amália Rodrigues no tema “Medo”, que encerra o seu disco anterior, deu merecidamente a Júlio Resende um lugar nos grandes embaixadores do Fado e de Amália em Portugal e no mundo, sendo o único músico autorizado a usar a voz da rainha do Fado em disco e em concerto, voz que com que trabalhou de forma exímia. Galardoado com cinco estrelas “Choc-Disc” pela prestigiada revista CLASSICA FRANCE no seu último disco “Amália por Júlio Resende”, o pianista acaba de lançar o seu quinto álbum – “ Fado & Further” que levará a concerto às mais notáveis salas portuguesas, com início marcado já para hoje e amanhã, dias 27 e 28 de novembro no Auditório Municipal de Olhão e no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém em Lisboa, respectivamente.
“Fado em Frente”. Assim se pode traduzir o mote para estes concerto que partem do novo disco em que Júlio Resende continua a guiar-nos num revisitar do repertório do cancioneiro fadista português, cruzando-o com outras sonoridades, dando-lhe novos cenários que nos encantam. No entanto, desta vez, Resende não se apresentará na solidão cheia do seu piano. Contará com as participações especiais de duas forças musicais da música internacional: Sílvia Pérez Cruz e Moreno Veloso.
Sílvia Pérez Cruz é, de momento, “referenciada como uma das mais extraordinárias cantoras que Espanha já conheceu, visceral, autêntica, como Amália em Portugal“. Moreno Veloso é “o herdeiro dos deuses do samba, entre eles, seu pai, Caetano Veloso. Moreno tem um talento notável para a composição de canções e para as fazer vibrar na voz de um modo tão carinhoso e profundo como os seus antepassados“.
Três formas distintas de cantar e tocar, e que, a partir de Júlio Resende, agora se juntam no mesmo palco, nessa pequena, mas imensa porção de espaço em que cada artista cria um novo mundo sonoro. Concertos a não perder! •
+ Júlio Resende
Partilhe com os amigos: