Estamos em novembro e está, ao virar da esquina, a 2.ª edição do Mercado de Música Independente (MMI) junto com o Vodafone Mexefest!
Comecemos por falar do Mercado de Música Independente, enquanto montra e também porta de conhecimento da nova música portuguesa. Nos dias 27 e 28 de novembro, no Picadeiro Real do Antigo Colégio dos Nobres, acontece a 2.ª edição do MMI, incluída na programação do Vodafone Mexefest. A escolha do local, integrado no Museu de História Natural e da Ciência, alarga a experiência do Festival tanto no tempo como no espaço.
A iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia de Santo António, juntamente com Rui Miguel Abreu, jornalista e divulgador de música nova, volta a reunir algumas das mais importantes etiquetas independentes nacionais. Nestes dias, o Picadeiro Real estará aberto ao público, com acesso gratuito, e as editoras presentes oferecerão descontos a todos os portadores de pulseira de acesso ao Vodafone Mexefest. Selos como a Enchufada, Lovers & Lollypops, Discotexas, Kambas, Hey! Pachuco, Monster Jinx, Mano a Mano, Golden Mist, Lux Records ou Tomorrow is Now Kid já garantiram a sua presença estando, confirmadas mais de duas dezenas de editoras.
© Vídeo: Benjamin Clementine, “London“
O MMI estará aberto entre as 12 e as 19 horas, tornando-se no início perfeito para cada um dos dois dias de Festival, seguindo-se depois para os concertos que acontecem na Avenida. Todas as editoras terão ainda para oferecer ao público edições novas, edições raras, títulos já esgotados nos circuitos convencionais de distribuição e até edições exclusivas que só estarão disponíveis durante estes dois dias. Além de toda a ação que se concentrará nas bancas dos diversos selos representados, há que contar com dois dias recheados com showcases, dj sets no palco que equipa o espaço do MMI e por onde poderão passar também para mini-apresentações alguns dos nomes que se encontrarão no cartaz deste ano do Vodafone Mexefest. Razões mais do que suficientes para que marque presença.
Agora, rumemos aos Concertos e ao Vodafone Mexefest. Prometem ser experiências únicas de Música e também de espaços da cidade. Nas salas, destaque para as novidades: o Tanque (antiga piscina do Ateneu Comercial de Lisboa), a Sala 3 do Cinema São Jorge e o regresso tão desejado do Teatro Tivoli BBVA. E porque as experiências inesquecíveis fazem parte do ADN do Vodafone Mexefest, apresenta-se também o Vodafone Blackout Room, uma experiência sensorial que promete surpreender todos aqueles que entrarem nestes espetáculos especiais. Depois, a habitual descoberta de espaços inusitados, por norma fechados ou onde não é habitual decorrerem espetáculos (entre outros mais comuns): Cinema São Jorge – Salas Manuel de Oliveira e Montepio, Sala Super Bock – Garagem EPAL, Sala Delta – Palácio Foz, Estação Vodafone FM – Estação Ferroviária do Rossio, Ateneu Comercial de Lisboa, Sociedade de Geografia de Lisboa, Coliseu dos Recreios, Igreja de S. Luis dos Franceses, Casa do Alentejo e o Vodafone Bus.
© Vídeo: Best Youth, “Black Eyes“
No cartaz, as confirmações nacionais e internacionais são muitas e ei-las aqui: Akua Naru, Anna B Savage, Ariel Pink, Beautify Junkyards, Benjamim, Benjamin Clementine, Best Youth, BLOCO: Tropkillaz, Cave Story, Ciência Rítmica Avançada (curadoria por Rui Miguel Abreu): Bison & Squareffekt, Roger Plexico, Nerve e Dj Firmeza, Coletivo Bomba de Oxigénio: Tiago Santos, Carlos Cardoso, Ricardo Guerra e Mary B, El Salvador, Flamingos, Holy Nothing, Jenny Hval, Meu Kamba Live, Pás de Probléme, Rita & O Revólver, Salvador Sobral, San Holo, The Babe Rainbow, The Sunflowers, They’re Heading West e convidados, Titus Andronicus, Tó Trips, Villagers, Karol Conka, Mahmundi, Bombino, Bully, Cachupa Psicadélica, Castello Branco, Chairlift, Da Chick, Demob Happy, Do Amor, Ducktails, Georgia, Glockenwise, Janeiro, LA Priest, Márcia, Nicolas Godin, Patrick Watson, Peaches, Petite Noir, Roots Manuva, Selma Uamusse, Seven Davis Jr, The Parrots.
O mapa de distribuição dos artistas por dias e salas e os horários de todas atuações, para melhor organizar estes dois dias de festival, estão disponíveis no site oficial e na app Vodafone Mexefest disponível para Android no Google Play e para iOS na Apple Store. Alguns links que vos deixamos para consultarem já: Mapa dos locais ; Bilhetes ; Cartaz .
Vodafone Mexefest. De palco em palco, a Música mexe na cidade. Dias 27 e 28 de novembro, em Lisboa, é proibido ficar em casa, no sofá. •
+ Vodafone Mexefest
Partilhe com os seus amigos: