O Centro Dramático de Évora (Cendrev) ruma à Lusa Atenas para realizar, esta semana, no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), em Coimbra, uma temporada do seu mais recente espectáculo vicentino – “Estes autos que ora vereis”.
Antes das duas sessões para o público em geral, a acontecer no fim-de-semana, realizar-se-ão quatro sessões para o público escolar, em horário diurno (quinta e sexta-feira), ou não fosse o TCSB a casa de uma Escola.
“Estes Autos Que Ora Vereis” é construído a partir de fragmentos de seis peças de Gil Vicente – “Auto Pastoril Português”, “Auto da Sibila Cassandra”, “O Velho da Horta”, “Auto da Festa”, “Quem Tem Farelos” e “Auto da Índia” – tendo os afetos como tema comum. Com encenação de Rosário Gonzaga, o espetáculo estreou na primavera de 2015 e tem sido apresentado por todo o país, a bem das artes de palco. Esta sua temporada em Coimbra (uma semana depois de A Escola da Noite ter estado com “Auto dos Físicos”, em Évora) faz parte de uma “operação urbana” dedicada a Gil Vicente, que as duas companhias agora iniciam e que se prolongará até ao final do ano. No último trimestre de 2016, Cendrev e A Escola da Noite estrearão em co-produção “Auto da Barca do Inferno”, no culminar de um projecto que incluirá ainda oficinas, exposições e debates em torno do património vicentino, a ter lugar nas duas cidades. Também este, obrigatório!
Em Coimbra, “Estes autos que ora vereis” será apresentado para o público escolar nos dias 25 e 26 de fevereiro – quinta e sexta-feira – em horário diurno (11h00 e 15h00) e para o público em geral nos dias 27 e 28 de fevereiro – sábado às 21h30 e domingo às 16h00.
A tomar nota a sua agenda. A não perder. Rume ao teatro! •
+ TCSB
© Fotografia: “Estes Autos Que Ora Vereis”.
Partilhe com os amigos: