No festival quente do desejado quente agosto, há novos nomes alinhados: White Haus, Tocha Pestana, Adufeiras do Paúl, Diego Armés, Tim Tim por Tim Tum, João e a Sombra, Branko, Rastronaut e Dotorado Pro.
João Vieira, depois do sucesso aos comandos de X-Wife e DJ Kitten, entrou na composição e produção electrónicas com o projecto White Haus. A dupla Tocha Pestana, percorrendo deliberadamente a estética pop-rock portuguesa dos anos 80, são os reis do turbo-baile. Pop de bola de espelhos a reflectir nos óculos escuros retro-futuristas.
© Adufeiras do Paúl
As Adufeiras do Paúl misturam as palavras das suas recolhas etnográficas com os sons de adufes, peneiras e pedrinhas. Para lá de Feromona e Chibazqui, projectos que integra, Diego Armés deixa fugir a solo as suas canções frágeis e isoladas, apoiadas no som da guitarra acústica.
As quatro baterias em palco de Tim Tim por Tim Tum (José Salgueiro, Alexandre Frazão, Bruno Pedroso e Marco Franco) comportam um universo tão vasto quanto a imaginação de quem as toca e de quem as ouve. O actor e músico João Tempera ressuscitou o seu alter-ego musical João e a Sombra. Traz canções negras que consolam as penas e embalam os medos.
© João e a Sombra por Alexandre Paixão
Ao celebrar 10 anos, como o BONS SONS, era mais que justo que a festa fosse conjunta. Em Agosto, a Enchufada vai levantar os decibéis em Cem Soldos com Branko, Rastronaut e Dotorado Pro. Branko, pioneiro da editora, depois de uma residência na BBC Radio 1 e Antena 3, editou o seu álbum “Atlas” em 2015, com uma sonoridade classificada como “sonoridade sensualmente dançante”. Rastronaut encarna na plenitude a missão da Enchufada, de azimute traçado desde o continente africano até Campo de Ourique. Dotorado Pro, um dos mais recentes nomes lançados pelo selo português, trabalha num misto de afrohouse e sonoridade progressiva.
© Tocha Pestana por Paulo Castanheira
Um festival imperdível, com todos estes nomes já alinhados: Adufeiras do Pául, Alentejo Cantado, Best Youth, Birds are Indie, Bonecos e Campaniça, Branko, Carminho, Cláudia Duarte Dj, Cristina Branco, D’Alva, Da Chick, Danças Ocultas e a Orquestra Filarmonia das Beiras, Dear Telephone, Deolinda, Desbundixie, Diego Armés, Fandango, Doutorado Pro, Few Fingers, Flak, Golden Slumbers, Grutera, Indignu [lat.], Isaura, Joana Sá, João e a Sombra, Keep Razors Sharp, Kumpania Algazarra, Lavoisier, Les Crazy Coconuts, LODO, Lula Pena, Madalena Palmeirim, Pega Monstro, Rastronaut, Sensible Soccers, Sopa de Pedra, Tim Tim por Tim Tim, Tocha Pestana, White Haus.
Já reservou 12 a 15 de agosto na sua agenda?… •
+ Bons Sons
+ Bons Sons na Mutante
© Fotografia de destaque: Tim Tim por Tim Tum.
Partilhe com os amigos: