Poster, uma galeria a céu aberto em Lisboa

Palavras, fotografia, desenho, ilustração e mix media, saídos das mãos de mais de 20 nomes conhecidos de áreas distintas das artes, irão colar-se às paredes de Xabregas, em Lisboa, numa mostra pública multidisciplinar a recordar os velhos tempos.

Aos artistas Leonor Ribeiro, Wasted Rita, Craig Atkinson, David Rosado, Paulo Brighenti, Rui Toscano, Edik Katykhin, John Trashkowsky e Super Future Kid “colaram-se” os escritores Afonso Cruz, José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares e Valter Hugo Mãe, o músico The Legendary Tigerman, aos quais se juntam os designers André Beato e Lizá Ramalho & Artur Rebelo (R2), os fotógrafos Eduardo Harrington Sena, Rui Pinheiro, Leonor Ribeiro e Malte Brandenburg, e os ateliers de arquitetura Artéria, Campos Costa Arquitetos e And_Ré, nesta 1.ª edição de Poster, a mostra pública que une a palavra e a imagem, a partir de hoje, 16 de junho, até domingo, dia 19, na zona de Xabregas, em Lisboa, numa homenagem justa ao que é, na realidade, um cartaz.

Por sua vez, Alexandre Camarao, Daniel Moreira, Nicolae Negura, Pedro Semeano e Susana Amaral juntam-se aos convidados, enquanto vencedores da Open Call Poster.

No alinhamento do programa (a consultar aqui) com visitas guiadas com reserva obrigatória aqui, uma Talk com Pedro Campos Costa, Paulo José Silva e David Rosado, agenda para amanhã, dia 17, pelas 18.30 horas, e uma exposição de mini-posters elaborados por jovens de projetos sociais da cidade em conjunto com o artista David Rosado.

O Poster é, por conseguinte, um formato revivalista que converte o cartaz numa mostra pública cuja composição abarcará uma vintena de obras de arte a imprimir e colar nas paredes daquela que se impõe como o novo polo cultural e criativo da cidade de Lisboa.

Não nos esqueçamos de que os cartazes juntavam, outrora, a arte e a publicidade através da palavra e da imagem, para vender de tudo, desde sabonetes e detergentes para a casa a ideais, mudando a visão de muitos em relação ao mundo, assim como a forma de comunicar passando, em muitos casos, a fazer parte da história.

O Poster, projeto da autoria do Departamento®, criado por Bruno Pereira, conta com o apoio da Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa .

A ir. •

(Notícia atualizada a 16 de junho, pelas 9.30 horas)

+ Poster

Partilhe com os amigos: