Festival Fado / Sevilha

A segunda edição do Festival de Fado Sevilha está de regresso à capital Andaluza com um cartaz de luxo: António Zambujo, Ana Moura e Cristina Branco. Os nomes que atuarão no Teatro Lope de Vega, neste que é hoje o festival mais importante do mundo da canção portuguesa.

O Festival de Fado já conta com edições em Madrid, Sevilha, Buenos Aires, Bogotá, Santiago do Chile, Rio de Janeiro e São Paulo. Tal como na edição anterior, o Festival de Fado Sevilha, que este ano tem como tema “Fado e Outras Músicas”, contará com uma programação alargada que terá lugar no Consulado de Portugal, na capital andaluza, e que inclui projeções de filmes e conferências com a temática do Fado, assim como a exposição “Estar com Paredes”, que permanecerá aberta até ao final do festival, dia 10 de dezembro.


© António Zambujo por Isabel Pinto

O Festival de Fado, nascido em Madrid no ano de 2011 coincidindo com a declaração da UNESCO do Fado como Património Imaterial da Humanidade, tem como premissa promover este estilo único além fronteiras e afirmar a cultura portuguesa no panorama internacional. No que diz respeito às conferências, estas sob a batuta de Rodrigo Costa Félix, um dos nomes altos do Fado na sua geração, e ao painel junta-se a conferência de Rui Vieira Nery sobre os “Inventores e reinventores do Fado”. Passando aos filmes, em exibição estarão “Movimentos Perpétuos” – um documentário dividido em 17 “movimentos” que revela através de música e testemunhos uma homenagem à vida e obra do imenso músico Carlos Paredes – e “Mísia a Voz do Fado”, um retrato da carreira da fadista Mísia – neste último revela-se o universo musical da artista, assim como a influência que a literatura e as belas artes tiveram no seu percurso. Por fim, nesta nota, os momentos altos deste Festival: os concertos no Teatro Lope de Vega.


© Ana Moura

08/10, 20h30 – António Zambujo – “Rua da Emenda”. Com António Lambujo (Voz); Bernardo Couto (Guitarra Portuguesa); Ricardo Cruz (Contrabaixo); José Conde (Clarinete); João Moreira (Trompete). Com estreia absoluta no Festival de Fado Madrid no passado dia 25 de junho, António Zambujo já ultrapassou a marca de 100 concertos na sua tour internacional “Rua da Emenda”. Um disco que ora é viela estreita para amores arraçados de fadista, ora se transforma numa avenida larga para escalas que trazem todo o mundo para a dimensão maior deste músico.

30/11, 20h30 – Ana Moura – “Moura”. Com Ana Moura (Voz); Ângelo Freire (Guitarra portuguesa); Pedro Soares (Viola Fado); André Moreira (Baixo Acústico); Mário Costa (Percussão); João Gomes (Teclas). Ana Moura é a artista portuguesa mais bem sucedida dos últimos anos tanto a nível nacional como internacional. Com cerca de meio milhão de discos vendidos, mais de uma dezena de galardões e prémios Ana Moura tem passagem garantida no Festival de Fado Sevilha em 2016, onde vai apresentar a digressão mundial do seu sexto disco de originais, “Moura”.

10/12, 20h30 – Cristina Branco. Com Cristina Branco (Voz); Bernardo Couto (Guitarra portuguesa); Bernardo Moreira (Contrabaixo), Luís Figueiredo (Piano). “Menina” é o título do novo trabalho de Cristina Branco que será apresentado ao público no próximo mês de setembro. Os temas originais do novo disco contemplam compositores como Filho da Mãe e André Henriques (Linda Martini), Cachupa Psicadélica, Mário Laginha e António Lobo Antunes.


© Cristina Branco por Vera Marmelo

A tomar nota e se estiver ou for a Sevilha nestas datas… a ir.  •

+ Festival de Fado Sevilha
© Imagem de destaque: Pormenor do cartaz de divulgação.

Partilhe com os amigos: