Os próximos dias, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, são de agenda preenchida com espetáculos a tomar nota.
Amanhã, dia 05 de novembro, o TAGV é dos mais pequenos com Cinema de Animação com início marcado para as 11h00. Uma manhã onde se propõe uma singular seleção de curtas-metragens de animação pensada para ver em família. Seleção esta de diferentes países da Europa realizadas entre 2007 e 2009, com diversas temáticas e distintas técnicas de animação, tendo como principal objetivo promover o espírito crítico dos mais jovens e o debate em família sobre cada um dos filmes. A não perder esta parceria Monstra e TAGV.
Os The Gift, que continuam a celebrar os 20 anos de carreira, prometem um momento especial de partilha de histórias e memórias únicas num concerto que se crê ímpar na noite de segunda-feira, dia 07 de novembro pelas 21h30. Enquanto preparam aquele que consideram ser o álbum das suas vidas, dão continuidade às celebrações deste marco das suas carreiras. Sobem novamente ao palco do Teatro Académico de Gil Vicente para o concerto que celebra os 50 anos dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC). Fazendo do momento uma dupla celebração. Será um concerto que percorre a história da banda através dos singles que marcaram gerações, de temas novos que já se tornaram incontornáveis como o “Clássico” e a recuperação de alguns lados B de álbuns antigos, que, agora, se recuperam para este novo espetáculo que terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição.

© Carlos Teles, “E Agora”
Mais à frente, no dia 11 de novembro pelas 21h30, é tempo de “E agora” – o resultado da união dos textos “Os cansados, os animais, os suicidas, “hotel, as cabeças rapadas” e “Matteo perdeu o emprego”. Foram trabalhados de forma a dialogarem com o público acerca do desemprego, da crise e da Europa, discursos que estava escondido nas palavras do autor. “Vamos escalpelizar a atualidade através das palavras de Gonçalo M. Tavares e tentar perceber o que se está a passar neste nosso mundo: ‘Será que o abstrato invadiu a Europa… A velha economia era isto: duas vacas que se trocavam por mil galinhas; fábricas e máquinas, árvores que se vendiam ou compravam.’ Chegámos a um espetáculo que nos surpreendeu. Penso que criámos uma peça ‘três em um’. Um conjunto de três quadros (X cenas) que estranhamente se unem e dão forma a uma história que estava escondida nas palavras do autor. Partilhamos agora esta nossa criação com o público, conversando com ele do desemprego, da crise, da Europa, na tentativa de que no final do espetáculo alguém se levante e nos questione: — E agora?“. No final do espetáculo decorrerá uma conversa informal com os atores e encenador do espetáculo, os agentes e parceiros da ACERT, e o público de Coimbra sobre os 40 anos do Trigo Limpo teatro ACERT (Café Teatro TAGV, entrada livre). A companhia de Tondela/Viseu, Trigo Limpo teatro ACERT, reconhecida pelo cruzamento de diferentes sensibilidades e pela colaboração com autores de língua portuguesa, leva ainda ao TAGV, o espetáculo de poesia musicada “20 Dizer”, e “A Viagem do Elefante”, a exposição de fotografias de cena de Rui Chaves.
A tomar nota, na sua agenda de Coimbra. •
+ TAGV
© Fotografia de destaque: The Gift.
Partilhe com os amigos: