Em Coimbra, neste fim de mês, a Casa da Esquina anuncia nova exposição dedicada a uma arte que tanto apreciamos na Mutante, a ilustração. Sainte Maria é a próxima artista a ocupar esta Casa, de Coimbra.
Com inauguração agendada para o próximo dia 27 de outubro, pelas 18h00, o projeto Marquise leva a Coimbra Sainte Maria, uma ilustradora russa de S. Petersburgo que trabalha o mundo da moda, da arte e do design. O conjunto de ilustrações que viajam até Coimbra, neste outubro, foram criadas no último ano e não tem um tema específico, assim como não refletem sobre temas políticos ou sociais. São ilustrações unidas por cores que a artista associa a Portugal.
Apesar de nunca ter visitado o nosso país o mundo de hoje, tão globalizado, que nos une a todos através dos media, internet e viagens, dá-nos uma ideia global de tudo um pouco. Assim, Sainte Maria trabalha a experiência visual como forma de expressar os seus sentimentos, tornando esta exposição numa viagem a não perder, pela ilustração. Sainte Maria nasceu em Orel, na Rússia. Estudou no Colégio Friedrich Schiller de 1997 a 2007 e de 2007 a 2012 Estudou Publicidade e Design na Universidade de Orel. Simultaneamente, trabalhou como professora de design gráfico, tendo começado o seu percurso no ensino em 2012. Em 2014, conclui o mestrado em design gráfico. Maria tem 27 anos e atualmente é ilustradora em S. Petersburgo. As suas ilustrações inspiram-se sobretudo na moda, na arte e no design. Descreve o seu estilo como ingénuo ou primitivo, com um toque de pós-expressionismo. Tendo sentido a falta da “arte” no design gráfico, usa a ilustração como forma de juntar todas as coisas de que gosta; moda, arte, simplicidade e liberdade artística.
Patente de 27 de outubro a 20 de novembro na Casa da Esquina, esta exposição pode ser visitada entre as 10h30 e as 12h30, e as 14h30 e as 19h00. A ir, em Coimbra. •