A cozinha do Oriente mora no Topo do Martim Moniz / Lisboa

Porque os sabores do outro lado do Mundo estão a reunir cada vez mais apreciadores à mesa, há um novo restaurante no 6.º andar do centro comercial dedicado a tão exótica gastronomia.

Gyosas e rolos de camarão

Cheio de luz natural em dias soalheiros e com a madeira a predominar a decoração minimalista, e de portas abertas desde este Verão, o Topo Oriental serve os sabores orientais e picantes, as texturas agridoces e as especiarias numa sala à parte ou não ficasse este restaurante no centro mais intercultural de Lisboa.

Tum yum: Caldo fresco e picante de camarão, lulas, amêijoas e massa de arroz

A carta desenvolvida pelo chef e consultor Ricardo Benedita, com a ajuda de três cozinheiras – uma das quais é da Indonésia e outra do Vietnam – traduz-se, assim, em um roteiro pelas cozinhas do outro lado do planeta, a começar no bao, o famoso pão cozinhado a vapor, com manteiga de wasabi, hortelã, cebolo e cebola crocante, numa variedade de spring rolls e vietnam rolls, gyosas e rolos de camarão, para abrir o apetite enquanto aguarda pelo prato que se segue.

Pad thai: massa de arroz frito com tofu, rebentos de soja, alho chinês e amendoim

O caldo fresco e picante de camarão, lulas, amêijoas e massa de arroz, mais conhecido por tum yum, é outra das sugestões, assim como o pad thai – massa de arroz frito com tofu, rebentos de soja, alho chinês e amendoim.

Se quiser seguir o conselho do chef, há que guardar espaço para provar o nasi goreng, o reconfortante arroz frito misturado com vegetais, frango e ovo estrelado, ou o white fish red curry, prato que consiste em peixe branco cozido com caril de especiarias exóticas, acompanhado com arroz.

Bolo esponjoso com gelado de yuzu

Uma vez que a Oriente as sobremesas não são uma tradição – por exemplo, no Japão, os repastos terminam com chá verde –, no Topo Martim Moniz os sabores asiáticos misturam-se com os do ocidente. O resultado desta “fusão de sabores” é guloso: crème brûlée de erva príncipe, bolo esponjoso com gelado de yuzu (citrino muito comum na cozinha oriental) e cheesecacke de gengibre.

O Topo Oriental abre as portas apenas para os jantares.

Bom apetite! •

© Fotografia: João Pedro Rato
Legenda da foto de entrada: O chef Ricardo Benedito (ao centro)

Partilhe com os amigos: