Vem por aí: Dead Combo

E nada como iniciar a despedida de Março (afinal já estamos a dia 27) com boas notícias do universo Dead Combo. “Deus Me Dê Grana” é o (desejado e esperado) single de avanço do novo longa-duração dos veteranos Dead Combo – “Odeon Hotel” – disco que, no dia 13 de Abril, será editado pela Sony Music, por cá e além fronteiras. A primavera e vir carregada de boas sonoridades.

O emblemático e incontornável duo formado por Tó Trips e Pedro Gonçalves faz questão de continuar a consolidar, a bem dos nossos ouvidos e espírito, o seu universo singular e levar cada vez mais longe uma música que, alicerçada na mais profunda alma lusitana, não conhece limites de tempo nem de espaço. “Para isso, rodeia-se, desta vez, de um excepcional naipe de convidados que, sendo sempre fiel à personalidade vincada e única do projecto, participa activamente na sua constante procura de progressão.
Em ‘Deus Me Dê Grana’, a bateria de Alexandre Frazão, a percussão de Mick Trovoada, a viola de Bruno Silva e os saxofones de João Cabrita juntam-se às guitarras de Pedro Gonçalves e Tó Trips, sob a direção de estúdio de Alain Johannes, reputado músico e produtor que já colaborou com nomes como os Queens of the Stone Age, PJ Harvey ou Chris Cornell.

O resultado é uma intensa e dinâmica “excursão instrumental, de uma imensa riqueza rítmica e tímbrica, que expande o imaginário profundamente original que distingue a música do duo lisboeta para níveis de excelência, só ao alcance dos eleitos.” Por aqui, nos mundos Mutantes, temos a certeza, quase absoluta, que será, novamente, um disco absolutamente viciante, para ouvir em loop.

O novo disco dos Dead Combo será apresentado em Portugal, numa Tour (imperdível) com início previsto para Abril e que se estenderá até 2019. Ao vivo, a banda apresentar-se-á com uma formação inédita com músicos convidados: Tó Trips – Guitarras; Pedro Gonçalves – Guitarras, Contrabaixo, Melódica, Pianinho; Alexandre Frazão – Bateria, Voz; Gui – Sopros, Mellotron, Voz; António Quintino – Contrabaixo, Guitarras, Mellotron.

Sobre esta dupla que cremos que escusaria qualquer nota extra, a história dos Dead Combo, formados por Tó Trips e Pedro Gonçalves, começou em 2003 na sequência de um convite do radialista Henrique Amaro (Antena 3) para compor e gravar a canção “Paredes Ambience”, incluída no disco de homenagem a Carlos Paredes “Movimentos Perpétuos – Música para Carlos Paredes”. Os álbuns da banda editados até ao momento têm sido naturalmente e largamente elogiados em Portugal e no estrangeiro, recebendo vários prémios para “Álbum do Ano”. “Lusitânia Playboys” (2008), o terceiro disco de estúdio, foi eleito “Álbum da Década” pelo jornal Expresso. A dupla participou no episódio sobre Lisboa do programa “No Reservations” de Anthony Bourdain, o que lhes valeu a entrada no top 10 dos discos de world music mais vendidos no iTunes norte-americano. Em Dezembro de 2014, coroando um ano com mais de 40 concertos realizados, esgotaram com espectáculos mágicos o Coliseu dos Recreios em Lisboa e o Teatro Rivoli no Porto. Também no final de 2014, ficou a saber-se que “A Bunch of Meninos” foi considerado pelos leitores do Blitz como o melhor álbum português de 2014.
O ano de 2015 começou com a chegada da música dos DEAD COMBO a Hollywood, através da inclusão de 2 músicas suas no filme “FOCUS”, realizado pela dupla Glenn Ficarra e John Requa e protagonizado pela super-estrela norte-americana Will Smith. O Globo de Ouro de 2015 para melhor banda, confirmou o reconhecimento nacional do trabalho de Tó Trips e Pedro Gonçalves. Em 2016, a banda reinventa-se com a ajuda das “CORDAS DA MÁ FAMA” e apresenta-se de forma mais acústica e por vezes surpreendente, de norte a sul de Portugal, culminando com o lançamento de um novo disco, o oitavo da sua carreira. Em 2017, os DEAD COMBO continuam a trajectória extraordinária que têm vindo a desenhar, com a consolidação da sua carreira internacional e a sua afirmação como uma das mais interessantes e importantes bandas do novo panorama musical português.

Para a sua agenda de concertos imperdíveis, estas são já algumas datas da nova tour dos Dead Combo que não vai querer perder, aqui e ali:
12/04 – Convento São Francisco, Coimbra.
13/04 – Festival Soam Guitarras, Auditório Eunice Muñoz, Oeiras.
14/04 – Festival Soam Guitarras, Teatro Garcia de Resende, Évora.
21/04 – TBA.
28/04 – Centro Cultural e de Congressos, Caldas da Rainha.
12/05 – Centro de Artes do Espectáculo, Portalegre.
17/05 – Teatro Louletano, Loulé.
18/05 – Teatro Mascarenhas Gregório, Silves.
26/05 – Auditório Municipal, Seixal.
30/05 – Video Lucem, Vila Real de S. António.
08/06 – Anadia.
16/06 – Fórum Municipal Luísa Todi, Setúbal.
21/06 – Festival A Porta (Teatro José Lúcio da Silva, Leiria.
24/10 – Casa da Música, Porto.
09/11 – Teatro Municipal, Vila Real.
17/11 – Cine-teatro António Lamoso, Santa Maria da Feira.

A ter o álbum no horizonte próximo. A não perder os concertos! O novo single pode ir ouvindo por aqui . •

+ Dead Combo
+ Dead Combo na Mutante
© Imagem: Capa do álbum “Odeon Hotel”.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .