TECNOLOGIA, UNIQUE 0

A nova geração da Lexus chama-se UX 250h

Arrojado, elegante, ágil, confortável, silencioso. Este modelo de origem nipónica, com detalhes exteriores acabamentos interiores reveladores do rigoroso trabalho dos artesãos japoneses, representa a mais actual geração dos crossover híbrido da indústria automóvel.


Falemos sobre UX 250h da Lexus, o novo crossover com sistema híbrido da marca japonesa que nos “conduziu” de Lisboa à Herdade do Touril, na Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira. Seguiu-se Albernoa, em Beja e, novamente, Lisboa. Comecemos pelo exterior deste modelo caracterizado por um design contemporâneo de linhas arrojadas que não deixa indiferente nem o mais alheado do comum dos mortais. Desde o novo padrão da malha da grelha, exclusivo do modelo UX da Lexus, às rodas de cinco raios com jantes de liga leve cujos perfis permitem reduzir a resistência à passagem do ar e, simultaneamente, aumentar o fluxo do ar, de modo a arrefecer os discos dos travões. Os detalhes da autoria dos artesãos japoneses – os takumi – englobam os faróis e os farolins, bem como os pára-choques dianteiros e traseiros, características inerentes ao perfil aerodinâmico, facilitando a agilidade do UX 250h, da Lexus, em andamento.

Os interiores estão mais requintados, com acabamentos de luxo contemporâneo. Só por curiosidade: o acabamento dos estofos em pele é feito com pesponto inspirado no sashiko, técnica de costura japonesa comummente utilizada na confecção de uniformes de artes marciais de judo e de kendo. Confortáveis e ergonómicos, os bancos reflectem também o desvelo dos artesãos para com o condutor e os passageiros. O campo de visão foi estudado ao pormenor. Para maior conforto – desfrutado ao máximo em qualquer uma das viagens –, há que regular a altura do banco dianteiro em modo manual ou electricamente. O único senão é a escassez de espaço entre os bancos traseiros e os dianteiros.

O Interface de Toque Remoto Lexus, desenvolvido à semelhança de um smartphone, está mais intuitivo, característica transversal ao painel de bordo deste UX da Lexus. A tecnologia de navegação denota, no fundo, uma evolução maior, com resposta rápida às exigências do público actual.

O conforto é aplicado, igualmente, ao comportamento ágil deste crossover da Lexus, graças ao material utilizado na carroçaria, bem como à Suspensão Variável Adaptativa (AVS), disponível nas versões F Sport e Luxury do UX, cuja força reduz aquando das baixas velocidades, aumentado face às altas velocidades. Ao mesmo tempo é preciso seleccionar o modo de condução, optando entre o Eco, na cidade, o Normal, numa estrada nacional, e o Sport S, na auto-estrada, por exemplo. Em qualquer um deles, o veículo revela-se silencioso.

Na segurança, o UX está equipado com oito airbags – dianteiro, de joelhos e laterais, para condutor e passageiro dianteiro, bem como de cortinas laterais à frente e atrás. Além dos sistemas de segurança, como o cruise control adaptativo sem restrição de velocidade, o sistema de segurança de pré-colisão com detecção de peões, a assistência à manutenção da faixa de rodagem com alerta de saída de faixa com assistência da direção, o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, o sistema de máximos adaptativo e o sistema de máximos automático. 



O UX 250h da Lexus está disponível em 13 cores exteriores. Os interiores são de tecido ou pele, ou apresentados na combinação de tecido e pele tahara (é sintética, menos pesada e menos poluente do que a convencional) e as versões de série têm cinco cores à escolha, e o F Sport tem, ainda, o vermelho e o branco como cores exclusivas. É bastante económico na cidade e sempre que a condução permaneça nos 80 km/h, como aconteceu durante este percurso entre Lisboa/ Zambujeira do Mar/Beja/Lisboa, durante o qual “gastou” apenas três quartos do depósito.

Boas viagens!

+ Lexus
© Fotografia: João Pedro Rato

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.


You Might Also Like

No Comments

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.