Guitarras ao Alto 2020/ Em Casa

O Guitarras ao Alto, é um evento anual, que a Mutante nunca deixa passar sem divulgar, que parte de um desafio simples: um encontro inédito de dois músicos que se unem pelo seu amor à guitarra. Ao desafio principal, junta-se outro igualmente importante: o de levar uma proposta cultural atual e única a um território que tem uma oferta cultural muito reduzida – o interior do Alentejo. Um evento que certamente lhe é familiar à sua memória.

Este de ano de 2020, o Guitarras ao Alto iria celebrar a sua 6.ª edição, juntando, pela primeira vez, um nome internacional ao cartaz do Festival, a guitarrista britânica Gwenifer Raymond. Tudo para ser uma edição ainda mais especial que as anteriores.
João Morais, mais conhecido pelo nome artístico O Gajo, aceitou o desafio de se juntar a Gwenifer numa residência artística que resultaria num projeto musical inédito a apresentar nos palcos do Crato, Estremoz, Avis e Beirã-Marvão locais de referência da região onde normalmente acontece o evento.

No entanto, as voltas trocaram-se, também para este evento, tal como para demasiados outros, a nível cultural. Perante o atual contexto mundial associado ao surto de Covid-19 e num cenário em constante mudança que implica restrições impostas pelas autoridades à celebração de espetáculos públicos e à livre circulação de pessoas, o Guitarras ao Alto não baixou os braços e decidiu adaptar-se a esta nova realidade.

Não sendo possível realizar uma edição “normal” do Guitarras ao Alto, o organizador do evento, Vasco Durão, arregaçou as mangas e criou uma alternativa: o “Guitarras ao Alto em Casa”. Sim, leu bem, em casa, na sua casa, mais precisamente.

Com o apoio da Antena 3, media partner do evento desde a sua primeira edição, criou-se um ciclo Guitarras ao Alto em formato digital que se prolonga durante todo o mês de maio, não só com os músicos que iriam participar na edição deste ano, mas também com alguns dos que fazem parte da história do Festival. Tudo junto para que a música destas guitarras não pare.

Todas as semanas, sempre às 21h30, haverá uma emissão “Guitarras ao Alto em Casa”, transmitida em direto a partir do Youtube da Antena 3 com presença de uma dupla de músicos associada ao conceito e moderação a cargo de Isilda Sanches. Nestas sessões haverá música, conversa e partilha de algumas memórias do Guitarras ao Alto, para nunca se perder o Alentejo de vista. Isso é ponto de referência, nestas guitarras, o nosso Alentejo.

O “Guitarras ao Alto em Casa” conta então com quatro noites imperdíveis de programação musical de acordo com o seguinte calendário:
07/05 – Tó Trips e Filho da Mãe.
14/05 – Bruno Pernadas e Mário Delgado.
21/05 – Peixe e Frankie Chavez (Miramar).
28/05 – O Gajo e Gwenifer Raymond.

Mesmo sem apoios financeiros ou patrocínios para este evento, Vasco Durão, organizador do Guitarras ao Alto, fez questão de garantir que os músicos que participam desta iniciativa fossem remunerados.

Além disso, no âmbito do “Guitarras ao Alto em Casa” e da pandemia do Covid-19, foi feito uma doação de 50 máscaras de protecção auto filtrante FFP2 (KN95) ao Centro de Apoio a Deficientes Luís da Silva (Borba/Alentejo), da União das Misericórdias, cujos utentes têm assistido regularmente ao evento ao longo de todas as edições, numa estratégia conjunta de inclusão de públicos diferenciados no Alentejo. Não podíamos deixar de referir, também, este ponto de solidariedade do Festival.

A si, só lhe resta não perder estes concertos, no conforto de sua casa, enquanto não podemos estar todos juntos, mais próximos, numa sala de espectáculos. Sem pressas por isso, aproveitemos quem nos dá música de excelência, em casa!

Bons concertos com Guitarras ao Alto (Em Casa). •

+ Guitarras ao Alto

Siga a Mutante em mutante.pt, no facebook , no instagram  e no twitter