Livro-Disco Mão Verde II

Vem por aí leitura obrigatória para a pequenada em forma de livro-disco ecologista que cruza a música e a educação ambiental, (avisamos que estamos em crer que dificilmente os mais graúdos vão resistir a este livro). MÃO VERDE II é um livro-disco que nasce da veia criativa de Capicua, Pedro Geraldes, Francisca Cortesão e António Serginho e será publicado este mês de março.

Mão Verde surge de um convite do Teatro Municipal de São Luiz, em Lisboa, para a criação de um concerto para crianças e famílias, de Capicua e Pedro Geraldes, em Dezembro de 2015 e que se transformou num livro-disco ecologista em 2016. O seu incrível acolhimento, por parte do público, incluindo a comunidade escolar, com vários exemplares vendidos e muitos concertos pelo País, precipitou a vontade de concretizar um novo capítulo. 

Nasce assim a Mão Verde II, um livro com rimas e lengalengas escritas por Capicua, sobre plantas, animais, pessoas, insetos, flores, frutos, coisas sérias e coisas boas; conteúdos em torno da natureza, da alimentação, do consumo consciente e das boas práticas ecológicas. A publicação inclui ainda pequenos poemas e muitas notas informativas, com consultoria de Luís Alves do Cantinho das Aromáticas, que ajudam a perceber melhor os temas abordados.

O livro é acompanhado de um disco com dez canções e dois poemas musicados, com letras escritas por Capicua e música composta por Pedro GeraldesFrancisca Cortesão e António Serginho. Quase todas as canções foram criadas numa casa de campo, no verão de 2021, e gravadas na cidade, no M.Ou.Co., um espaço multicultural no Porto e que também é um hotel, numa semana de outono, (e que, aqui e ali, marca presença na Mutante).

Mão Verde II é um projeto literário-musical, escrito em português e composto através do cruzamento de várias linguagens musicais, no sentido de aplicar uma lógica lúdica ao próprio exercício estético de experimentar vários géneros, como quem brinca, mas também para dar a conhecer a diversidade musical aos mais novos.

Nos dias 02 e 03 de abril, a Mão Verde apresenta este novo trabalho ao vivo no Porto, no auditório do M.Ou.Co., pelas 18h30 com plateia em pé. Em palco, são quatro gomos da mesma laranja, com guitarra, baixo, bateria, teclados, percussão e vozes, num espetáculo que se quer ainda mais dançável e participado do que a sua versão inicial. Os bilhetes encontram-se à venda na bilheteira do M.Ou.Co. e Ticketline.

Com um novo fôlego, a Mão Verde convida verdes e maduros a dançar como se ninguém estivesse a ver, enquanto aprendem mais sobre as ervas, as borboletas, a fruta da época e tudo o que tem a ver com a natureza.

Título: Mão Verde II // Letras: Ana Matos Fernandes (Capicua) // Música: António Serginho, Francisca Cortesão e Pedro Geraldes // Ilustrações: Mantraste // Nº de páginas: 64 páginas  // Capa: Capa Dura // Dimensões: 160 x 240 mm // (2022, Edição de Autor com distribuição Planeta Tangerina).

Sinopse: Mão Verde II é um disco-livro para crianças, com letras escritas por Capicua e música composta por Pedro Geraldes, Francisca Cortesão e António Serginho, com ilustrações de Mantraste e muito conteúdo informativo de Luis Alves sobre os temas abordados.
Uma dúzia de canções alegres, tocadas em banda com sensibilidade e humor, para servir de estímulo à escrita lúdica e preciosa de Capicua, apresentadas num livro delicado e cheio de informação útil.
Mão Verde II, parte de uma abordagem tão inteligente quanto espirituosa do imaginário pueril, para falar de ecologia, através da poesia, da música e da ilustração. Um livro-disco ou, como diz a Capicua, um “lisco-divro” para verdes e maduros.

Com data de edição agendada para 21 de março, este livro-disco é a prenda mais que perfeita para dar as boas-vindas à primavera que se avizinha e aprender, a bom e com bom ritmo, um pouco mais sobre a importância da ecologia e de se ser verde. A ter. A ler e ouvir. A rumar ao M.Ou.Co. •

+ M.Ou.Co.
+ Planeta Tangerina
© Ilustração em destaque: Mantraste.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.