LISBON DESIGN WEEK

Depois do sucesso da 1.ª edição, a LISBON DESIGN WEEK está de regresso, de 22 a 26 de maio de 2024, para uma segunda edição que promete mostrar o que de melhor se faz nas áreas do design e do artesanato contemporâneo em Portugal.

Durante cinco dias, Lisboa vai fervilhar com a participação de 80 locais espalhados por vários bairros da cidade que abrem as suas portas para exposições, talks, lançamentos de novas peças e produtos, entre outros acontecimentos. Uma oportunidade única para assistir ao vivo e a cores ao talento e criatividade da comunidade local, num evento que coloca definitivamente Lisboa no mapa do design internacional.

O QUE É A LISBON DESIGN WEEK
Um evento cultural em Lisboa, anual, focado no design e no artesanato contemporâneos e que celebra o talento da comunidade criativa local, nacional ou estrangeira. A LISBON DESIGN WEEK apresenta uma programação eclética que gira em torno de eventos especiais, desde apresentações exclusivas, novas coleções, palestras, masterclasses e open studios, visitas guiadas e exposições, num cruzamento entre o design e as artes e ofícios.

A PROGRAMAÇAO
Durante os cinco dias em que decorre a LISBON DESIGN WEEK, vai ser um rodopio pelos 80 locais participantes desta edição, uma seleção de ateliers, estúdios criativos, lojas, galerias, gabinetes de arquitetura e de design de interiores, escolas, espaços privados, hotéis, restaurantes, feira de design, entre outros. Todos foram desafiados a destacar peças de design português, materiais de origem portuguesa e a estabelecer colaborações únicas, envolvendo artistas, designers, artesãos, arquitetos e marcas.
Cada participante está a desenvolver eventos específicos, a saber: colaborações especiais para a LDW, novas exposições individuais e coletivas, workshops, apresentações, lançamentos de produtos, aberturas de novos showrooms, cenografias especiais, eventos noturnos, etc. Além disso, haverá ainda várias talks, disponíveis para assistir por convite ou com pré-inscrição.
Tudo vai acontecer por vários bairros lisboetas, organizados da seguinte forma: Estrela, Lapa & Santos; Infante Santo & Alcântara; Campo de Ourique & Rato; Príncipe Real; Chiado & Bairro Alto; Alfama, Graça & Anjos; Saldanha & Arroios; Avenida da Liberdade; e Belém.

DESTAQUES
Para que se consiga aproveitar todas as actividades a acontecer durante a semana do design, uma vez conhecida a programação, sugerimos fazer um roteiro por área e visitar os vários participantes pelo caminho. Aqui ficam alguns exemplos do que se poderá ver:

Exposição De La Espada na OJO Gallery
A marca portuguesa de mobiliário De La Espada vai expor na OJO Gallery, uma galeria de arte que se dedica à arte contemporânea feita com técnicas antigas. Um novo sistema de armários do Atelier De La Espada, que funde as competências de artistas e artesãos de várias disciplinas, será apresentado em diálogo com uma seleção de obras de arte em diferentes suportes, especialmente criadas para a exposição por Victor Marqué, um artista francês sediado no Porto, sob a curadoria de Marie de Carvalho, proprietária da galeria

Instalação de Wesley Sacardi na Novobanco Gallery
A galeria do Novobanco, que alberga uma das mais importantes coleções institucionais de fotografia contemporânea, vai expor uma instalação da série “Bigorna Fases”, de Wesley Sacardi, um trabalho que explora a liberdade criativa de usar diferentes tipos e estados de matéria-prima, seguindo o mesmo design original.
Considerado uma estrela em ascensão no guia da Homo Faber, Wesley Sacardi reutiliza materiais descartados para produzir peças únicas com história. Em simultâneo, irá inaugurar uma mostra de fotografia de Andres Serrano.

Exposição Nossa Terra
Exposição com curadoria de Sam Baron – designer francês sediado em Portugal desde 2001 –criada em especial para a semana da LDW, que terá lugar no Arquivo Manuel Aires Mateus. Numa mesa única, de 14 metros de comprimento, será exposta uma seleção de artefactos de terracota, um dos materiais mais relevantes da atualidade, pois, sendo de origem local, requer pouca energia para ser queimada, além de refletir os hábitos e o estilo de vida do passado e do futuro, no que diz respeito às regiões de onde provém.

Bucólica, a coleção da Oficina Marques com o Andringa Studio
A dupla de criativos Gezo Marques e José Aparício Gonçalves lançam uma nova coleção de peças em cerâmica, decorativas e utilitárias, para mesas de jantar. O conceito desta coleção nasceu de um diálogo entre a Oficina Marques e o Andringa Studio, da designer de interiores Rita Andringa. A galeria será transformada numa experiência sensorial que destaca a intersecção entre o design de produto e o design de ambiente, proporcionando uma imersão única aos visitantes. A coleção explora a ideia de beleza bucólica no reino da natureza e em toda a sua essência como em “Sonho de uma Noite de verão”, de William Shakespeare.

Exposição Lisbon Design Week & Roca: Young Design Generation
Esta exposição é o resultado da Open Call, iniciativa inédita no âmbito da LDW, para jovens designers com menos de 35 anos, acolhida pela ROCA, patrocinadora deste evento. A Open Call teve uma adesão de 55 candidaturas, analisadas por um júri que selecionou as peças que farão parte da mostra no espaço cultural do Roca Lisboa Gallery, que irá dar a conhecer o que andam a fazer as próximas gerações de criativos portugueses ou radicados em Portugal.

OUTROS DESTAQUES:
Exposição na Ando Living Clubhouse, onde a associação “Passa Ao Futuro” apresentará “Campo”, a primeira coleção da Residência de Design baseada em plantas, desenhada por Sam Baron e feita à mão por Toino Abel, no âmbito do projeto Made in Platform for Contemporary Crafts & Design. No mesmo espaço Vasco Águas apresenta ‘Territórios de Infância’, uma homenagem à influência das memórias e dos locais que nos moldam.

Exposição Toni Grilo no Coletivo 284
Depois da instalação urbana que Toni Grilo criou em 2023 para a primeira edição da LDW – adquirida pela Câmara de Lisboa para ficar em permanência no Cais do Sodré –, este ano o designer apresenta novas peças em diferentes materiais, dos quais se destacam a cortiça, o mármore e o metal. A peça central da exposição será a “Stella chair”, uma edição limitada apresentada durante a semana do design.

Exposição no Flores Textile Studio na qual o fotógrafo indiano Shahid Datawala apresentará o seu trabalho sobre salas de cinema indianas dos anos 30 e uma sala de cinema portuguesa. Em diálogo com a mostra de fotografia de arquitectura, o Flores Textile Studio apresentará novas peças de mobiliário cenográfico.

FBAUL – “Lisbon Designwise ( ); activation point”
Belas Artes torna-se um “ponto de Ativação” cultural com visitas guiadas, aulas abertas e uma conversa no pátio entre designers e não-designers sobre inovação no território criativo entre o Material e o Imaterial.

Cartazes LDW de Silvia Matias
NON-OFF, o estúdio de design gráfico de Silvia Matias, desenha o primeiro cartaz da LISBON DESIGN WEEK, uma peça de design que é também um manifesto e que estará espalhado em suportes físicos e digitais nas ruas de Lisboa.

A colocar na sua agenda lisboeta. A não perder, no próximo mês de maio. •

+ LISBON DESIGN WEEK
© Fotografia: Palácio Chiado, DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .